Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

‘Pacientes que tomaram cloroquina no início foram internados ou morreram’


Por Banda B Publicado 09/07/2020 às 13h59 Atualizado 24/02/2023 às 18h06
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil

Após o presidente Jair Bolsonaro fazer propaganda da hidroxicloroquina no início dos sintomas do coronavírus e afirmar ter apresentado melhora por isso, novamente veio à tona o debate sobre o uso do medicamento, que já foi deixado de lado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e países da Europa e os Estados Unidos.

O infectologista Jaime Rocha, da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), refutou o uso do medicamento e lembrou que vários pacientes que o tomaram em casos leves foram internados ou morreram.

“Não existe anita, ivermectina, cloroquina, vitamina D, zinco, azitromicina e qualquer outra coisa como prevenção ou para sintomas leves. A cloroquina não funciona para prevenção e aumenta risco de efeitos colaterais. Temos vários pacientes que tomaram hidroxicloroquina e morreram ou foram internados, mas quem advoga pelo medicamento não mostra estes dados”, disse Jaime Rocha em entrevista à Banda B na manhã desta quinta-feira, 9.

O infectologista criticou ainda a politização do medicamento. “Ou você é a favor ou contra o presidente, mas isso não existe na ciência. Ou tem evidencia ou não tem. Quem defende, o faz evidências ruins: ‘dei para dez e dez melhoraram, mas outros não deram para cem e cem melhoraram’. Em época de pandemia, temos mais de 200 milhões de cientistas agora no Brasil e, lamentavelmente, não estão ouvindo a opinião técnica sobre o tema”, ponderou.

Para o médico, há pessoas que fazem a propaganda de remédios sem dolo (intenção), mas outras não. “Isso não é feito com dolo pela maioria das pessoas, porque muitas não têm um preparo cientifico adequado e temos que tentar relevar elas. Agora há quem tem informação adequada e usa isso de forma política”, lamentou.

Tratamento

Mas afinal, há algum tratamento? Jaime Rocha explica que para casos leves não. “O tratamento é sintomático para casos leves. Não existe qualquer remédio para a forma leve. As pessoas têm que entender que é uma doença com baixa letalidade e que a maior parte é assintomática ou leve. Temos que manter as medidas de uso máscara, distanciamento e higiene de mãos”, ponderou.

Já para casos graves, há alguns avanços. “O que se tem para pacientes graves é fazer o uso de corticoides, baseado em um estudo inglês em que a dexametasona reduziu a mortalidade. Também há estudos conclusivos sobre o benefício da heparina, que é um anticoagulante, mas para pacientes graves”, disse.

Outro medicamento que vem sendo receitado é a azitromicina, mas para o infectologista ela também não faz diferença em casos leves. “É um antibiótico. Não se faz prevenção de bactéria. Tem sido usado pelo efeito anti-inflamatório pulmonar, para quem tem doença pulmonar crônica grave, mas não há efeito de outra forma”, salientou.

Remdesivir

Por fim, Rocha comentou sobre o remédio remdesivir, que é apontado como promissor para reduzir o tempo de internamento de pacientes com coronavírus. “Estudos mostram que ele diminui um pouco o tempo permanência no hospital, mas não na mortalidade. É um remédio extremamente caro e que nem chegou no Brasil, com a produção ficando retida nos EUA”, concluiu.

Leia mais em Banda B.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

ONGs processam Colégio Porto Seguro por separar aluno bolsista de pagante


As entidades Educafro, a Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (Anced) e a Ponteduca acusam…


As entidades Educafro, a Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (Anced) e a Ponteduca acusam…

Geral

Justiça Federal suspende norma do CFM que probia procedimento para aborto legal


A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu nesta quinta-feira, 18, por meio de liminar, uma resolução do Conselho…


A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu nesta quinta-feira, 18, por meio de liminar, uma resolução do Conselho…

Geral

‘Ação repugnante e macabra’: Justiça mantém prisão de mulher suspeita de levar idoso morto a banco


A Justiça manteve na quinta-feira a prisão de Érika de Souza Vieira Nunes, de 43 anos, que na terça-feira, 16,…


A Justiça manteve na quinta-feira a prisão de Érika de Souza Vieira Nunes, de 43 anos, que na terça-feira, 16,…