Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de abril de 2024

Novo vírus com potencial de pandemia é encontrado em porcos na China


Por Matheus Hernandes Publicado 01/07/2020 às 14h07 Atualizado 24/02/2023 às 12h01
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Ilustrativa/Pascal Debrunner/Unsplash

Enquanto o mundo ainda passa por uma pandemia devido ao novo coronavírus, uma nova cepa do vírus da gripe foi identificada por um grupo de cientistas, na China, em porcos. No momento, os pesquisadores realizam estudos mais aprofundados para entender a descoberta para impedir novas mutações do vírus que poderia causar a transmissão para seres humanos. No pior cenário, ele poderia se tornar uma segunda pandemia.

Provisoriamente, o novo vírus é chamado de G4 EA H1N1. Como se trata de um vírus até pouco tempo desconhecido, como o coronavírus, os seres humanos não têm imunidade.

Segundo o artigo publicado na revista estadunidense Proceeding of the National Academy of Sciences of the United States of America (PNAS), as medidas necessárias para o controle do vírus em porcos devem ser implementadas o quanto antes. Outra orientação é um rigoroso monitoramento dos trabalhadores das fazendas.

Nas análises, foi percebido que ele pode se desenvolver nas células das vias aéreas humanas. Segundo apurou o site Canaltch, há evidências da infecção em trabalhadores de matadouros e de indústrias suínas.

Segundo a pesquisa, o vírus é similar ao da gripe suína, que teve um surto mundial em 2009. Hoje em dia, este vírus não é uma ameaça e é combatido com vacina.

Precisa sair de casa? Use Máscara.Clique aqui e saiba por que ela é importante.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação