Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

07 de dezembro de 2025

UE está em ‘silêncio’ sobre seus compromissos, diz enviado da sociedade civil à COP30


Por Agência Estado Publicado 13/10/2025 às 13h39
Ouvir: 00:00

O enviado especial da sociedade civil para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), André Guimarães, lamentou nesta segunda-feira, 13, o “silêncio” da União Europeia sobre seus movimentos na véspera da Conferência. O bloco europeu ainda não apresentou suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), nem confirmou a possibilidade de contribuir com o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), que propõe um novo modelo de financiamento baseado em investimento, e não apenas em doações.

André Guimarães, que é diretor-executivo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), está participando neste momento dos preparativos para a Conferência, com delegações de dezenas de países.

Em interação com jornalistas, ele falou da maior participação e mobilização do chamado “Sul Global”, termo usado pelo Brasil e outros países em desenvolvimento no G20.

A China, apesar de não ter apresentado ainda sua NDC, já sinalizou que está trabalhando para tornar público o compromisso antes do grande evento em Belém (PA). O país asiático também já se comprometeu em contribuir para o TFFF.

“A Europa, historicamente, é uma líder da agenda climática. Então, esperava-se muito uma manifestação. Entenda-se que há disputas tarifárias que pesaram, há guerras acontecendo, inclusive, nas circunvizinhas da Europa. Então, acho que tudo isso tem que ser considerado nessa equação. Agora, o fato concreto é que não apresentaram e há uma expectativa de que apresentem seus compromissos”, declarou André Guimarães.

O encontro preparatório da 30ª Conferência está ocorrendo neste momento com cerca de 70 delegações. Nos encontros fechados, já houve manifestações da China, Paquistão, Índia e África do Sul. “Até agora eu não vi manifestação da Europa”, cobrou o enviado especial da sociedade civil.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Militar do Exército sofre assalto, persegue e mata suspeito a tiros em praia do Guarujá


Um homem de 37 anos foi morto a tiros, na manhã deste sábado, 6, após assaltar um cabo do Exército…


Um homem de 37 anos foi morto a tiros, na manhã deste sábado, 6, após assaltar um cabo do Exército…

Geral

Soldado confessa ter esfaqueado e incendiado cabo do Exército e responderá por feminicídio


Maria de Lourdes Freire Matos, cabo do Exército Brasileiro, morreu aos 25 anos de idade em um incêndio criminoso no…


Maria de Lourdes Freire Matos, cabo do Exército Brasileiro, morreu aos 25 anos de idade em um incêndio criminoso no…