Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de abril de 2024

Veja 4 impactos do ‘sobe e desce’ do dólar na sua vida


Por Letícia Tristão Publicado 12/09/2018 às 18h24 Atualizado 18/02/2023 às 06h38
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Dólar em alta, dólar em queda, taxas de câmbio… Mas o que isso significa, de fato, no cotidiano das pessoas?

Antes de mais nada, é preciso entender por que essa moeda é tão importante: o dólar é a moeda oficial dos Estados Unidos, que é a maior economia mundial. Isso significa que qualquer variação ou alteração na economia norte-americana influencia nas moedas de outros países.

A cotação do dólar funciona como qualquer produto: oferta e procura. Quando há muita moeda americana em circulação, o preço do dólar cai. Quando há pouco dólar circulando pelo país, o preço tende a aumentar.

Mas, de volta à pergunta inicial: o que isso reflete na vida das pessoas?

O economista e colunista do Portal GMC Online e da CBN Maringá, João Ricardo Tonin, listou quatro pontos de impacto direto na vida dos brasileiros (e dos maringaenses, é claro) com as variações do dólar.

1 – Custo de vida

Alguns produtos que usamos no dia a dia são importados e, segundo Tonin, “toda vez que o câmbio aumenta, os produtos importados e os nacionais ficam mais caros. Isso porque os produtos normalmente precisam de insumos que são importados. Isso reflete no custo de vida”.

2 – Streaming

Vários serviços internacionais como Netflix, Spotfy e LinkedIn tendem a ficar mais caros com a depreciação do câmbio. Impacto diretíssimo.

3 – Combustíveis

A conversão do real para dólar é feita de forma direta sobre o preço dos combustíveis. “Quando o combustível fica mais caro ao ser importado, é natural que o custo seja repassado”.

4 – Imóveis

Mais uma vez, os insumos: vários deles são importados, o que reflete no custo do metro quadrado de uma construção civil. “Quando o câmbio aumenta, o custo da construção civil também se eleva. Aí as famílias têm um elevado custo de aquisição dos imóveis”, explica Tonin.

Não só a exportação precisa se preocupar com a variação do dólar. A elevação do câmbio causa impacto significativo na vida de todos. De acordo com João Ricardo Tonin, isso também quer dizer que toda vez que o câmbio deprecia, a inflação sobe, o que impacta em vários outros índices.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Mãe e filho são suspeitos de cometer duplo assassinato contra idosos em casa de Mato Grosso


A pecuarista Inês Gemilaki, com apoio do filho, o médico Gemilaki Dal Poz, é apontada pelo polícia do Mato Grosso…


A pecuarista Inês Gemilaki, com apoio do filho, o médico Gemilaki Dal Poz, é apontada pelo polícia do Mato Grosso…

Geral

Como eram a Grande Pirâmide e a Esfinge no Egito Antigo? Tour de Harvard faz viagem no tempo


Uma iniciativa internacional sediada na Universidade Harvard (EUA), chamada de Projeto Gizé, reconstruiu em um modelo 3D da Grande Pirâmide…


Uma iniciativa internacional sediada na Universidade Harvard (EUA), chamada de Projeto Gizé, reconstruiu em um modelo 3D da Grande Pirâmide…