Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Lançamento do Plano Safra 2020/2021 é esperado pelo agronegócio


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 03/06/2020 às 14h41 Atualizado 24/02/2023 às 04h07
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Um evento online, como manda a etiqueta sanitária dos tempos de pandemia. De Curitiba o Secretário de Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara. De São Paulo, a presidente da Sociedade Rural do Brasil, Teka Vendramini.

Em debate, pelo Facebook e Youtube, as perspectivas do agronegócio. O secretário Ortigara enumerou as ações que o Estado promoveu para amenizar no campo a crise causada pela pandemia do coronavírus.

E disse que a expectativa é pelo plano Safra 2020/2021, que deve ser anunciado no próximo dia 15 de junho. O plano pode significar a retomada da economia.

Enquanto isso, entre as ações do Governo do Paraná está a oferta de linhas de crédito para aumentar a liquidez.

“Trabalhamos intensamente para a postergação do vencimento das parcelas de financiamento rurais, inclusive, aquelas com recursos equalizados. Nós tomamos atitudes para manter ativa essencial, chamada: agricultura, agroindústria, produção, processamento e distribuição de comida. Dentro de uma profunda crise hídrica que afetou nossos custos, assim como o dólar afeta nosso custo futuro. [… ] Na expectativa de que tenhamos redução de custos de dinheiro, aumento de limites, melhoria substancial e aumento de recursos para o seguro rural, conjunto de atitudes da política agrícola que podem impulsionar a retomada consistente da nossa economia”, disse Ortigara.

O Plano Safra é uma injeção de recursos. Mas a pergunta de muitos produtores rurais, principalmente os pequenos, é: a que juros? O setor pede juros mais baixos, ainda mais num momento como esse.

A presidente da Sociedade Rural do Brasil, Teka Vendramini, disse que a ministra da Agricultura, Teresa Cristina, está atenta a esta necessidade.

“Há 15 ou 20 dias atrás, teve uma outra reunião, tudo virtual, […], a convite da nossa Ministra Teresa Cristina, e quem que estava? O presidente do Banco Central. Então foi tudo isso que seriam essas taxas de juros que para o produtor rural estão completamente exorbitantes, a importância dos pequenos e médios produtores rurais nesse contexto, os grandes ainda tem uma outra maneira de se blindar […]. [Na reunião de] ontem, tudo isso foi falado mais uma vez, foi pedido mais uma vez ajuda, um olhar do Rodrigo Maia e das outras pessoas que pudessem compor”, pontuou a presidente da Sociedade Rural do Brasil.

O evento #OAgroNaoPara é uma realização da Sociedade Rural de Maringá e da GMC Eventos, com o apoio da CBN Maringá, empresas do Grupo Maringá de Comunicação.

A presidente da Sociedade Rural, Iraclézia de Araújo, avalia que o evento atendeu o objetivo de levar informação qualificada e responder às principais dúvidas.

“São informações reais que chegam a produtor de todos os níveis, a gente abriu também para que as perguntas fossem feitas e o que a gente não conseguia passar, pelo tempo, a gente vai encaminhar a essas pessoas, para que essas pessoas precisam saber daquilo que está acontecendo, elas tenham da fonte a informação real, transparente e precisa”, explicai Iraclézia.

O diretor da GMC Eventos, André Barros, também fez uma avaliação positiva da primeira edição do #OAgroNaoPara.

“[Os convidados] são pessoas muito importantes no setor de agronegócio, eles têm uma bagagem muito grande e acredito que a discussão que a gente teve foi muito relevante para o setor”, disse Barros.

A próxima edição será dia 16 de junho com o presidente do Conselho de Administração da Cocamar, Luiz Lourenço, e com o presidente da Sicredi União PR/SP, Wellington Ferreira.

Todo o conteúdo do #OAgroNaoPara pode ser assistido na página da CBN Maringá no Facebook.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Precisa sair de casa? Use Máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Professores da Unifesp decidem aderir à greve das federais a partir de segunda-feira


Os professores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) decidiram aderir, a partir de segunda-feira, 29, à greve das universidades…


Os professores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) decidiram aderir, a partir de segunda-feira, 29, à greve das universidades…

Geral

Caso do Porsche: polícia conclui inquérito e pede prisão de motorista pela 3ª vez


A Polícia Civil de São Paulo concluiu o inquérito que investiga o acidente envolvendo um Porsche na madrugada do dia…


A Polícia Civil de São Paulo concluiu o inquérito que investiga o acidente envolvendo um Porsche na madrugada do dia…

Geral

Suspeito de aplicar golpes e se inspirar em ‘Lobo de Wall Street’ tem prisão preventiva revogada


Apontado como um dos líderes de uma organização criminosa especializada em golpes financeiros, Eduardo Omeltech, de 29 anos, teve a…


Apontado como um dos líderes de uma organização criminosa especializada em golpes financeiros, Eduardo Omeltech, de 29 anos, teve a…