Fale conosco
  • Ouça agora

    Maringá FM

    As mais tocadas da Maringá FM

  • Ouça agora

    CBN Maringá

    As mais tocadas da CBN Maringá

  • Ouça agora

    Mix FM Maringá

    As mais tocadas da Mix FM Maringá

  • Ouça agora

    CBN Cascavel

    As mais tocadas da CBN Cascavel

Portal GMC Online

Agora em Maringá

Ver próximos dias

Notícias

O perigoso consumo sedutor

Estamos rodeados de objetos sedutores. Nunca a ambientação de produtos foi tão pensada, engenhada, voltada a seduzir o consumidor. O ser humano encantado pelas coisas a sua volta não consegue resistir ao encontro magnífico com o bem de desejo. Muito do que se adquiri tem na relação do ambiente e com o vendedor a decisão de compra ou não.

A imagem que temos dos bens que desejamos extrapola a função. Mais do que seu uso, a forma como se apresenta acaba por se transformar em uma relação mais intensa, determinante. Querer não está mais ligado ao que se quer, mas a forma como a relação de adquirir se dá.

Falamos na atualidade de que os produtos no mundo do mercado têm que ir além de sua função, tem que ter uma identidade. Eles são a expressão da personalidade que o consumidor busca. Deseja-se o bem e se quer fazer dele uma expressão da identidade. Ao ver as coisas a minha volta estendo até mim o sentido que os objetos carregam.

Assim, vamos nos transformando no homem-objeto. Intensificamos como uma “filosofia” de vida a publicidade. O que se define na frase pronta na propaganda de determinado produto passa a ter mais a dizer de quem consome e se associa a ele. O cenário onde o objeto está é uma extensão de sua grandiosidade e poder. Ter o determinado bem é, por osmose, ter seu poder.

Assim, a decisão de consumo, de ter, deixa a lógica da necessidade objetiva e invade a necessidade subjetiva. Supre a carência, ocupa a lacuna da onde a falta de autoestima. Precisamos nos posicionar diante dos outros. Nada melhor do que um objeto de consumo desejado por todos e adquirido por poucos para nos elevar socialmente.

Se queremos ter uma vida financeira mais regrada, temos que ir além da relação entre o quanto se ganha e o quanto se gasta. Precisamos aprender a nos relacionar com o ambiente sedutor de consumo. Dominá-lo e não ser dominado por ele. Compreender que há uma engenharia pensada para seduzir, entender que isso faz parte da lógica do consumo. Ter consciência que isto pode levar a excessos.

Outra questão fundamental, é gostarmos mais do dinheiro do que as coisas que ele compra. Entender que o rendimento deve ser valorizado mais do que o gasto, a compra, o consumo. Trabalhamos para poder ter recursos financeiros, eles não podem se transformar em algo que se descarta por qualquer motivo.

A velha lógica vale, o dinheiro é um meio, não um fim em si mesmo. Contudo, ele deve ser usado para fins de longa duração e não para escorrer nas mãos do imediatismo.

As mais lidas agora

Pagamento de até R$ 500 do FGTS para trabalhadores começa nesta sexta

O pagamento de até R$ 500 por conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) começa nesta sexta-feira (27) para os trabalhadores nascidos em maio, junho, julho e agosto com poupança ou conta-corrente na Caixa Econômica Federal. A Caixa Econômica Federal iniciou neste mês o depósito automático para quem tem poupança, seguindo calendário […]

Pagamento de até R$ 500 do FGTS para trabalhadores começa nesta sexta

O pagamento de até R$ 500 por conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) começa nesta sexta-feira (27) para os trabalhadores nascidos em maio, junho, julho e agosto com poupança ou conta-corrente na Caixa Econômica Federal. A Caixa Econômica Federal iniciou neste mês o depósito automático para quem tem poupança, seguindo calendário […]


Notícias

Avião cai em São Paulo e deixa 1 morto

Um avião de pequeno porte caiu no final da tarde desta quarta-feira, 8, na avenida Braz Leme, perto do Aeroporto Campo de Marte, na zona norte de São Paulo.