Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de abril de 2024

Aos 104 anos, eleitora de Peabiru entra na fila da biometria


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 28/06/2019 às 11h40 Atualizado 23/02/2023 às 04h04
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A foto de Angelina Joana de Moraes, de 104 anos, ganhou destaque no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Dona Angelina aparece assinando o título eleitoral após o cadastro biométrico. Ela é de Peabiru (a 81 quilômetros de Maringá). Lá, a biometria começou em maio e termina no dia 30 de agosto.

Aproximadamente 20 mil eleitores de Peabiru e Araruna precisam fazer o recadastramento. Dona Angelina está dispensada de votar há 34 anos, mas decidiu participar também. A chegada dela ao cartório eleitoral, toda arrumada, mas com dificuldade para caminhar, chamou a atenção dos servidores.

O chefe do Fórum Eleitoral de Peabiru, Maurício Sanches Leal, lembra bem. “Ela acabou chamando a atenção dos atendentes pela data de nascimento: 25/12/1914. Ela, com 104 anos, já indo para 105, veio com alguns familiares, com bengala, mas com uma disposição invejável e exerceu o dever cívico. Fez o recadastramento com uma lucidez e uma simpatia que chamaram a atenção do cartório”, afirma Leal.  

Mas por que dona Angelina fez questão de sair de casa para entrar no registro biométrico de eleitores? Para dar o exemplo aos jovens, diz ela.

“Toda a vida eu gostei de participar. [Eu] via o povo indo para lá [cartório], vindo ônibus de Araruna para fazer [a biometria]. Aí eu falei: ‘sabe que eu vou também?!’. Serve de exemplo para a família e também para os jovens”, garante. 

Para o recadastramento biométrico é preciso apresentar um documento com foto, o título de eleitor, o CPF e um comprovante de residência recente. Quem não fizer o recadastramento tem o título de eleitor cancelado.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação