Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de abril de 2024

Bebê morre após parto feito pelo pai em ambulância sem médico


Por Banda B Publicado 20/03/2019 às 21h50 Atualizado 20/02/2023 às 16h50
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Um bebê morreu logo após nascer em uma ambulância sem médico no caminho entre Itaperuçu, na região metropolitana, e Curitiba. De acordo com a família, a situação aconteceu na madrugada de domingo (17) para segunda-feira (18) e o pequeno nasceu no colo do pai, que era a única pessoa dentro do veículo, além da mãe e do motorista. As informações são da Banda B.

O transporte para a capital aconteceu após o Hospital de Itaperuçu alegar que não teria como atender a grávida de oito meses e duas semanas.

À Banda B, o pai Pedro Batista explicou que a esposa começou a sentir dores por volta das 23h40 de domingo, o que fez o casal procurar por ajuda médica.

“Eu a levei até o hospital e lá tivemos dificuldade até para que a porta fosse aberta. Preenchemos uma ficha e ficamos no aguardo do atendimento. Após um tempo, nós dois fomos chamados e entramos em uma sala com a enfermeira e a recepcionista. Mas, como minha esposa estava sangrando, optaram por não fazer nenhum atendimento e informaram que deveríamos ir para Curitiba”, comentou.

Com a impossibilidade de atendimento, a enfermeira então solicitou a ambulância do município para o transporte. Segundo o relato dos familiares, a morte teria acontecido entre as ruas Mateus Leme e Nilo Peçanha, já na capital.

O caso foi relatado primeiramente pelo Jornal Rio Branco Notícias e confirmado pela reportagem da Banda B.

Primeiro filho

Batista contou à reportagem que esse seria o seu primeiro filho e que é difícil até de descrever o sentimento.

“É revoltante e muito triste. O quarto dele estava pronto, com o berço e tudo mais. Já eram oito meses e duas semanas de gravidez, só restavam duas semanas para ele estar no meu colo. Dói muito e é triste saber que estamos abandonados. Isso pode acontecer a qualquer momento com outra família”, lamentou.

Até o momento, segundo o pai, a esposa ainda não conseguiu fazer nenhum procedimento para saber seu atual estado após a perda do filho.

O enterro do pequeno aconteceu na última segunda-feira (18).

Investigação

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que está apurando o caso do bebê que nasceu prematuro e faleceu dentro da ambulância do município.

“Ao tomar conhecimento do fato, a Secretaria Municipal de Saúde imediatamente iniciou o processo de investigação, a fim de verificar o protocolo destes casos (quando há morte de recém-nascido), se houve o pré-natal e as analises periódicas, se foi seguidos às codificações emergenciais durante o atendimento no hospital e se foram acionados os atendimentos emergenciais no momento, todas as circunstancias devem e serão apuradas”, informou a administração municipal.

Confira a nota na íntegra:

A Secretaria Municipal de Saúde informa que está apurando o caso de um bebê que nasceu prematuro e faleceu dentro da ambulância do município a caminho de Curitiba no último domingo.

Ao tomar conhecimento do fato a Secretaria Municipal de Saúde imediatamente iniciou o processo de investigação, a fim de verificar o protocolo destes casos (quando há morte de recém-nascido), se houve o pré-natal e as analises periódicas, se foi seguidos às codificações emergenciais durante o atendimento no hospital e se foram acionados os atendimentos emergenciais no momento, todas as circunstancias devem e serão apuradas.

O município tem convênio com o Hospital e Maternidade Itaperuçu para atender a população após as 17 horas e nos finais de semana, também tem convênio com o SAMU para casos de emergência extrema como esta, portanto deve-se ser investigado se o atendimento foi feito em caráter de emergência, se foi acionado o SAMU e se foi porque não veio, porque foi acionada a ambulância branca do município que apenas presta suporte ao SAMU em caso de emergência e porque não foi ninguém do hospital acompanhando a mãe.

Desde já salientamos que a responsabilidade dos protocolos de emergências após as 17 horas e durante os finais de semana é do Hospital local, a Secretaria está investigando o caso e se for confirmada a negligência por parte dos envolvidos após a investigação serão tomadas as devidas providências.

Lamentamos a morte do recém-nascido e nos colocamos a disposição da família.

O Prefeito Hélio Guimarães, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde irão trabalhar para que casos como este não se repita mais em nosso município.

Leia mais notícias de Curitiba e do Paraná no Portal Banda B.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação