Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Centro da Juventude de Umuarama é transformado em ambulatório


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 10/01/2022 às 12h37 Atualizado 20/10/2022 às 11h12
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Divulgação/Prefeitura de Umuarama

Até o dia 3 de janeiro, uma média de 18 pacientes ao dia procuravam as unidades de saúde de Umuarama com sintomas de covid-19. Em menos de uma semana esse número saltou para 150. Um aumento de 733%. O número de casos positivos também disparou.

No dia 29 de dezembro o boletim diário de casos de coronavírus registrou quatro confirmações. No dia 3 de janeiro o número aumentou para 25. Foram 52 confirmações no dia seguinte. Chegou a 201 na quinta-feira, 6, e o último boletim, de sábado, 8, traz 104 novos casos. 

1.374 pessoas estão em isolamento, ou porque confirmaram a doença, ou porque estão aguardando exames. Mas não há pacientes internados pelo SUS, nem na UTI e nem na enfermaria, segundo o boletim mais atual. 

De acordo com a diretora de Saúde Simony Rodrigues Rosa, diante da disparada dos casos e aumento da procura por atendimento, a Secretaria de Saúde de Umuarama decidiu transformar o Centro da Juventude em ambulatório.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Umuarama

“Nós tínhamos um acordo com o Centro Diocesano para ocupar o espaço até o mês de dezembro de 2021. Porém, como os casos diminuíram muito e a estrutura era muito grande, então foi pensado uma estrutura menor, então passou-se o ambulatório para uma estrutura menor, onde a gente tinha capacidade de umas 60/70 pessoas atendidas ao dia”, detalha Simony.

“Nesta explosão de casos […], ficou inviável a estrutura. Então, o prefeito solicitou que nós mudássemos a estrutura para um ambiente maior que ele determinou que seria no Centro da Juventude, que é um espaço grande que hoje a gente tem capacidade de atender até 200 pessoas por dia”, explica a diretora de Saúde.

O número de testes também aumentou. Foram realizados 550 testes desde segunda-feira passada, 3, até esse domingo, 9.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação