Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Decreto libera açougues e padarias para abrir normalmente em Sarandi


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 31/03/2020 às 13h39 Atualizado 23/02/2023 às 14h31
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Na manhã desta terça-feira, 31, tinha fila no maior supermercado do centro de Sarandi. Foi preocupado com estas filas, sinônimo de aglomeração, que o prefeito Walter Volpato decidiu revogar o decreto anterior que determinava o fechamento de açougues e padarias a partir dessa semana.

Esses pequenos comércios estão funcionando normalmente desde que o comércio foi fechado em Sarandi. Mas cada começa comerciante se adapta a melhor forma de atender o cliente.

O dono de uma padaria, Fábio Paixão, está atendendo os clientes na rua. Ele montou um balcão na entrada da padaria e cliente não precisa entrar.

“A gente abre às 8h e fecha às 18h e aos domingos a gente não está abrindo. […] [O movimento] caiu em torno de 50%, [o pão francês] continua vendendo. […] Uma panificadora fechada em torno de uma semana, o prejuízo é muito grande, porque a gente trabalha com giro: comprou, vendeu, pagou. Principalmente para pagar funcionário”, explica Paixão.

Hugo Henrique comprou o pãozinho e foi embora sem qualquer contato, e bem mais rapidamente do que se tivesse ido ao supermercado.

“O supermercado está entrando de um em um, a fila é demorada demais, [aqui na padaria] foi rápido. Não teve contato, seguro não é, mas a gente precisa comer”, comentou Henrique.

O Marcos Pereira também prefere comprar no pequeno comércio. Ele foi ao açougue e saiu rapidinho.

“[No supermercado] é mais difícil, porque tem fila e a qualidade é inferior, né? […] Tem aglomeração também. [No açougue] foi mais rápido, entra e já sai”, afirma Pereira.

Silvio Nazario, gerente do açougue, diz que na semana passada ele trabalhou mais no formato delivery, mas hoje está de porta aberta.

“Agora está normal, foi liberado novamente até para desafogar o mercado que estava bem saturado, esse negócio de fila do lado de fora estava atrapalhando um pouquinho. [No açougue não tem aglomeração], você pode ver e sabe que não tem, somos em cinco ou seis pessoas aqui. A ordem é atender rapidinho para liberar os clientes”, contou Nazario.

O prefeito Walter Volpato diz que a medida foi porque os supermercados estão registrando aglomerações. O decreto vale até sexta-feira, 3, a partir de quando todo o comércio pode voltar a abrir.

“Padaria e açougue está determinada a abertura desde o início do primeiro decreto. Pensando em reajustar algumas coisas, a gente tinha feito um novo decreto, […] daríamos cinco dias para padarias e açougues se organizarem que manteria fechado também. […] Analisando as grandes filas e aglomeração que está dando nos supermercados, resolvemos manter aberto as padarias e os açougues”, justificou o prefeito.

Sarandi não tem nenhum caso confirmado de coronavírus. De 12 casos suspeitos, 9 já foram descartados e 3 aguardam exames.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação