Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Ilha Grande: preocupação é que chamas atinjam propriedades rurais


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 20/08/2019 às 16h57 Atualizado 23/02/2023 às 22h59
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Depois de mais de dez dias de combate ao fogo no Parque Nacional de Ilha Grande, a situação nesta terça-feira (20) parece mais tranquila. Segundo o biólogo Erick Caldas Xavier, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), muitos focos do incêndio que destruiu milhares de hectares de vegetação já foram controlados. Mas ainda há chamas que se aproximam de propriedades rurais. Os donos das áreas estão sendo alertados.

“Por enquanto, estamos fazendo esse monitoramento e também tomando esse cuidado com algumas chamas que ainda restam no Parque Nacional de Ilha Grande”, explica. 

O combate às chamas nestes dias todos mobilizou dezenas de brigadistas e bombeiros que chegaram a trabalhar 31 horas seguidas no fim de semana. E todas as técnicas conhecidas de combate ao fogo foram empregadas.

“É importante destacar que todas as técnicas que estavam ao alcance dessa força tarefa foram empregadas nesses últimos dias. O combate direto, lançamento de água com aeronaves. Inclusive, foi importante as queimas prescristas realizadas em dezembro e abril, foram muito eficientes na criação de refúgios para a fauna e passaram ilesas desse incêndio.”

Ainda não foi possível mensurar corretamente a área do Parque consumida pelo incêndio.

Um mapa detalhado sobre a incidência do incêndio aponta que 61% do Parque foi atingido, ou 46 mil dos 76 mil hectares de vegetação remanescente da Mata Atlântica.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação