Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Mais de 20 médicos cubanos deixam as principais cidades do noroeste


Por Carina Bernardino/CBN Maringá Publicado 22/11/2018 às 11h40 Atualizado 19/02/2023 às 01h36
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Pelo menos 21 médicos cubanos que atendiam em Maringá, Sarandi, Paiçandu, Paranavaí, Campo Mourão e Cianorte deixaram os municípios nesta quarta-feira (21). A maioria dos profissionais não só parou os atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como também já foi embora.

O anúncio do fim do convênio do Brasil com o Ministério da Saúde Pública de Cuba para o Programa Mais Médicos ocorreu no dia 14. O município da região Noroeste com o maior número de descredenciamentos é Paiçandu, que perdeu, de uma só vez, sete dos oito médicos do Programa Saúde da Família.

O prefeito Tarcísio Marques dos Reis lamenta a situação, porque muitos moradores ficarão desassistidos até a contratação de novos profissionais.

Segundo levantamento feito pela CBN, na região Noroeste, Sarandi perdeu um médico; Maringá e Cianorte perderam dois cada um; Campo Mourão teve cinco desligamentos; Paranavaí, seis; e Paiçandu, sete.

Umuarama não tinha médicos cubanos, apenas um estrangeiro trabalha na cidade e ele é do Paraguai. Nesta quarta-feira (21) o Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União o edital com 8,5 mil vagas para o Programa Mais Médicos. As vagas abertas são para substituir os médicos cubanos, que já estão deixando o país.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação