Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de abril de 2024

Meteoro que passou pelo céu da região é comum, diz Astrônomo


Por Portal da Cidade Paranavaí Publicado 14/09/2019 às 20h13 Atualizado 24/02/2023 às 05h59
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O meteoro que passou por Paranavaí e região noroeste na manhã desta sexta-feira (13) deixou muita gente com medo. Muitos moradores relataram terem visto um forte clarão seguido de um estrondo. Algumas câmeras de videomonitoramento flagraram a forte luminosidade.

Mas apesar de inusitado, pesquisadores da astronomia dizem que o fato não é motivo para pânico. Segundo o Astrônomo e pesquisador do Observatório Nacional (ON), Marcelo de Cicco, o fato é comum de acontecer, o incomum foi o estrondo, que assustou os moradores. De acordo com ele, o que passou por Paranavaí foi um bólido, de baixa energia, se comparado a outros que já caíram no Brasil.

“O bólido é um pedaço de rocha do espaço que entra na atmosfera na velocidade de 100 mil km/h a 120 mil km/h. A explosão acontece durante essa entrada, mas não há risco de cair e machucar ninguém, nem fazer cratera na terra, pois ele já explodiu no espaço”, explica o Astrônomo.

Cicco, que também coordena a Exoss Rede de Meteoros no Brasil, grupo especializado de astrônomos profissionais e amadores que estudam e monitoram esse tipo de fenômeno, explica que o máximo que pode acontecer, caso um vestígio de meteorito atinja uma casa, é quebrar uma telha. “Estamos fazendo análises e tentando determinar a trajetória percorrida por esse meteoro. Por meio de depoimentos e vídeos das pessoas que presenciaram a passagem vamos conseguir saber por onde ele passou”, diz o pesquisador.

Continue lendo no Portal da Cidade Paranavaí

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação