Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

Paralisação nas escolas da rede estadual entra no terceiro dia


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 04/12/2019 às 13h53 Atualizado 25/02/2023 às 04h50
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A paralisação nas escolas da rede estadual de ensino entra no terceiro dia. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato), em 80% dos colégios de Maringá e região há professores mobilizados.

A categoria entrou em greve na segunda-feira (2) por causa da proposta de Previdência do Estado e por causa da decisão da Secretaria de Educação de enxugar os primeiros anos do ensino médio noturno.

O professor André Tamiozzo, dirigente de comunicação da APP-Sindicato em Maringá, diz que a proposta da previdência deveria ter sido discutida com os servidores. Sobre o ensino médio, o professor diz que muitos alunos precisam estudar à noite para cuidar de irmãos menores.

“Eu tenho casos de alunos que estudam no EJA [Educação de Jovens e Adultos] e que tiveram de sair do ensino regular exatamente pela falta de oferta da aula noturna. O ensino noturno é uma oferta que deve vir da demanda. São os alunos que procuram e nós devemos estimular a procura desses alunos e tentar resolver os problemas que se encontram lá, e não acabar. Porque se não houver matrículas nos primeiros anos, como que nós vamos ter os próximos anos de ensino noturno? De fato, inviabiliza”, destaca Tamiozzo. 

O Núcleo de Educação diz que existe uma recomendação do Ministério Público do Trabalho para não estimular o trabalho infantil ao ofertar turmas à noite para alunos de 15 anos.

A CBN Maringá entrou em contato com o Núcleo de Educação. A informação é de que pela manhã o expediente no núcleo é apenas interno e que o balanço sobre o funcionamento das escolas só é concluído ao final do dia.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação