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16 de abril de 2024

PR-323 vai ganhar novo trecho duplicado ainda este ano


Por AEN Publicado 29/06/2020 às 14h33 Atualizado 24/02/2023 às 11h08
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Foto: Gilson Abreu/AEN

A PR-323, entre Paiçandu e Doutor Camargo, tem uma extensão de 20,75 quilômetros, e recebe investimento de R$ 78,7 milhões do Governo do Estado. A previsão é que a obra esteja concluída em dezembro deste ano.

O pacote completo de obras no trecho contempla um viaduto, entre Água Boa e Doutor Camargo, uma trincheira, além de vias marginais em Paiçandu e também em Água Boa.

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, de janeiro a maio de 2020 foram 79 acidentes e cinco mortes ao longo dos 207 quilômetros da PR-323.

Prioridade

Considerada uma das rodovias mais importantes do Paraná, a PR-323 faz a principal ligação entre as regiões Norte e Noroeste e passa por várias cidades do Estado.

A rodovia suporta toda movimentação proveniente do polo têxtil paranaense, além de proporcionar ligação com o Mato Grosso do Sul e países do Mercosul.

A duplicação, destaca o governador Carlos Massa Ratinho Junior, além de garantir mais segurança para os usuários da rodovia, vai agilizar também o escoamento da produção da Região Noroeste.

“O Governo do Estado sempre tratou a modernização da PR-323 como prioridade. É uma artéria que escoa toda a produção do Noroeste do Estado e também de boa parte do Norte, de uma importância muito grande para a economia do Paraná”, afirmou o governador.

Continuidade

Ratinho Junior disse que o plano de duplicação da rodovia contempla mais um trecho, de 6,3 quilômetros de extensão, que vai de Doutor Camargo até aproximadamente um quilômetro antes da margem do Rio Ivaí. De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) o projeto executivo já foi licitado. O custo estimado do investimento para a obra é de R$ 46 milhões.

Além da duplicação e outras melhorias, o projeto inclui implantação de intersecção em desnível, vias marginais, acostamentos e passeios. A obra faz parte do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná e conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “São obras estruturantes que vão ajudar a consolidar o Paraná como um hub logístico da América do Sul”, ressalta o governador.

Anel de Integração

O secretário estadual da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, lembrou também que a PR-323 vai integrar o novo pacote de concessões de rodovias do Governo do Estado em parceria com a União.

A expectativa é que o leilão possa ocorrer até o primeiro semestre de 2021, com a concessão valendo a partir de novembro do mesmo ano, quando vencem os atuais contratos.

Com isso, o Paraná passará de 2,5 mil quilômetros de rodovias pedagiadas para 4,1 mil, dentro do novo Anel de Integração. “Mas antes disso a PR-323 será duplicada até o Rio Ivaí e vai ganhar terceiras faixas, ampliando a capacidade de escoamento da produção”, afirma o secretário. “Mais obras e mais empregos para os paranaenses, especialmente neste momento de crise econômica derivada da pandemia de coronavírus”, acrescenta.

De acordo com o DER-PR, um investimento de R$ 3,2 milhões contemplará as melhorias ao longo de 63 quilômetros da rodovia – entre elas 45 quilômetros de terceiras faixas.

As informações são da Agência Estadual de Notícias.

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