Sarandi aplicou 146 multas a donos de terrenos entre janeiro e junho

A Secretaria de Meio Ambiente de Sarandi divulgou nesta segunda-feira, 13, um balanço parcial das autuações e multas aplicadas a donos de terrenos na cidade nos seis primeiros meses do ano. De acordo com o levantamento, 1.267 proprietários de terrenos foram autuados e 146 foram multados por irregularidades de janeiro a junho de 2022.
As infrações normalmente envolvem mato alto, acúmulo de entulho, móveis e lixo doméstico, situações que mostram que o terreno não está limpo, como explica o secretário de Meio Ambiente de Sarandi, Flávio Silva.
“Até agora nós contabilizamos 1.267 notificações em terrenos que não se encontravam com a manutenção em dia. Essa manutenção não é só do mato alto, mas também de qualquer outro tipo de resíduo que mostra que o terreno não está limpo”, disse o secretário.
Das 146 multas aplicadas, cerca de 100 ainda estão com prazo de recurso em aberto. Atualmente, o valor da multa é de R$ 903 e pode dobrar em caso de reincidência. Esse número também pode ser maior, dependendo do tamanho do terreno. Caso todas as multas em aberto sejam pagas, o valor arrecadado estimado será de R$ 132 mil.
Ainda de acordo com o secretário, o número baixo de multas aplicadas, na comparação com as notificações, mostra que os moradores estão atentos com a limpeza dos terrenos.
“É importante destacar que a equipe de fiscalização até agora, depois de notificados os terrenos, alguns deles tiveram o lançamento do Ato de Infração Ambiental, que popularmente é conhecido como multa. Até agora foram multados 146 imóveis. Destaco deste número baixíssimo em relação ao número de notificações o seguinte: os proprietários de imóveis de Sarandi estão atentos à limpeza de seus terrenos”, disse.
Caso os moradores identifiquem terrenos com irregularidades, podem fazer uma denúncia na ouvidoria municipal, através do 156.