Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de abril de 2024

Sessão extraordinária é cancelada em Sarandi por falta de quórum


Por Carina Bernardino/CBN Maringá Publicado 19/07/2019 às 20h11 Atualizado 23/02/2023 às 13h50
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Dos dez vereadores da Câmara de Sarandi, somente seis compareceram à sessão extraordinária convocada para às 14h desta sexta-feira (19), que por falta de quórum, foi cancelada. A decisão foi tomada pelo presidente do Legislativo, Eunildo Zanchim, o Nildão, que também cancelou as outras duas extraordinárias agendadas para esse sábado (20) e domingo (21), às 9h30.

Na pauta, estava a discussão de uma lei que autoriza a nomeação de um novo Centro Municipal de Ensino Infantil (Cmei) com o nome da “Pioneira Tereza Escopeli Volpato”, a mãe do prefeito Walter Volpato. Essa é a segunda vez que o projeto vai para votação.

Na primeira, a lei proposta pelo Executivo foi rejeitada pela oposição. Nesta sexta, o projeto estava assinado por quatro vereadores, mas o conteúdo era o mesmo. A urgência em votar o projeto se dá porque o Cmei precisa de uma denominação para poder funcionar.

O local construído pela prefeitura vai abrir 330 vagas e custou R$ 600 mil aos cofres públicos. O vereador Nildão explica que a extraordinária foi cancelada porque para sessão ser realizada era necessária a presença de sete parlamentares.

Faltaram na sessão extraordinária os vereadores Erasmo Cardoso Pereira, Eliana Trautwein Santiago, Aparecido Antônio “Cido Policia” e André Luis Celestino Jardim, o “Mineirinho”. Após o cancelamento, a CBN tentou contato com os quatro parlamentares citados. O vereador Cido Polícia disse que está em viagem desde o fim de semana e que não conseguiu ir à sessão.

A vereadora Eliana Trautwein Santiago explicou que já tinha compromisso e se fosse, também votaria contra o projeto, assim como fez a primeira vez que a lei foi discutida.

As ligações para os vereadores Mineirinho e Erasmo Cardoso Pereira caíram na caixa postal.

A CBN também encaminhou mensagens de texto pelo aplicativo Whatsapp para os dois vereadores, mas eles não responderam.

Na primeira vez que o projeto de lei que nomeia a creche com o nome da mãe do prefeito Walter Volpato, foi enviado à Câmara os vereadores da oposição alegaram que o Conselho Municipal de Educação deu parecer favorável para que o novo Cmei seja considerado uma extensão do Cmei Pedacinho do Céu, que já existe.

Ou seja, na visão deles, a prefeitura só fez uma ampliação e não um novo Cmei, portanto, as matrículas já poderiam ser feitas sem precisar esperar o trâmite legal de uma nova nomeação, que leva 180 dias.

Para prefeitura, os vereadores votaram contra por causa do nome escolhido.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação