Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Empresa de Maringá é alvo da Operação Assucena da Polícia Federal


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 17/12/2019 às 15h58 Atualizado 25/02/2023 às 07h43
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Uma empresa de Maringá é alvo de operação da Polícia Federal deflagrada nesta terça-feira, 17. A Operação Assucena combate fraudes em contratos de crédito rural concedidos pela Caixa Econômica Federal. Os desvios apurados na investigação podem passar de R$ 6 milhões.

Estão sendo cumpridos nove mandados de prisão temporária e 17 de busca e apreensão. Mais de 60 policiais estão mobilizados para cumprir os mandados nos estados do Ceará, Roraima e Paraná.

Segundo a Polícia Federal, a organização criminosa investigada nesta operação utilizava laranjas para abrir empresas de fachada como se fossem grandes empresas do agronegócio. Os laranjas, que apareciam como donos das empresas e conseguiam os empréstimos, não tinham nada a ver com o campo.

Servidores do banco indicavam um profissional para dar aparência de legalidade aos projetos para os quais a Caixa concedia os recursos de crédito rural. Com o apoio dos funcionários envolvidos no esquema, a concessão era aprovada sem fiscalização das terras e nem verificação do cadastro dos interessados. Há caso de beneficiário do Bolsa Família que recebeu empréstimo de R$ 200 mil.

Uma das empresas tem sede em Maringá e já foi investigada no âmbito da Operação Zelotes, também da PF.

Os investigados podem responder por estelionato, peculato, organização criminosa, corrupção ativa e passiva, crime contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro.

Os nomes das empresas envolvidas não foram divulgados.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação