Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Guarda Municipal finaliza treinamento de tiro para uso de arma


Por Redação GMC Online Publicado 23/04/2019 às 19h50 Atualizado 21/02/2023 às 06h28
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Agentes da Guarda Municipal de Maringá mantêm a agenda de treinamento para o uso de armas, o que deve ocorrer ainda neste semestre, logo após formatura da primeira turma na Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças (Esfaep), instituição da Polícia Militar. As instruções incluem uso de revólveres, pistolas e espingardas calibre 12. Além do manuseio de armas, os agentes aprendem táticas de reação em situações de confronto. O último treinamento com armas será realizado na noite do próximo dia 29.

O secretário Municipal de Segurança, coronel Antonio dos Anjos Padilha, explica que o treinamento faz parte do processo de preparação da guarda não apenas para uso de armas, mas também de qualificação dos agentes para atuarem de forma mais efetiva nas mais diversas circunstâncias.

“Estamos capacitando a unidade para que desempenhe suas funções de forma mais resolutiva e eficiente”, explica. Isso inclui reforço na infraestrutura, como nova sede para a GM.

“Criamos situações que exigem do agente a técnica necessária para reagir e, assim, preservar a sua vida e, principalmente, a vida do cidadão”, disse o capitão da Polícia Militar Radamés Luciano Vinha, instrutor de tiro da Polícia Militar, durante pausa do treinamento realizado pela Guarda Municipal. Além do disparo com pistola em alvos fixos, a instrução contemplou ações táticas com veículo em situação de emboscada para testar a capacidade de reação dos agentes.

O treinamento se estendeu do início da manhã ao final da tarde da última quinta, 18, com a participação de 31 agentes, que voltam ao campo de tiro na próxima segunda, 29, para instrução noturna. 

O coronel Padilha lembra que o estatuto da guarda já está tramitando na Câmara de Vereadores. “Trata-se de um instrumento de fundamental importância para ordenar o funcionamento da unidade”, acrescenta o secretário.

O estatuto norteará a função dos guardas municipais, definindo competências e valores sociais, hierarquia e disciplina, entre outras medidas, para garantir, dentro de suas atribuições, a segurança no município.

Informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Maringá

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação