Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Polícia de Maringá indicia 8 pessoas por envolvimento no golpe do consórcio


Por Fábio Guillen Publicado 23/06/2020 às 17h48 Atualizado 24/02/2023 às 09h19
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Além dos oito indiciados, a Polícia Civil investiga outras duas pessoas por envolvimento no crime – Foto: Fábio Guillen

A Polícia Civil de Maringá indiciou 8 pessoas por envolvimento no golpe do consórcio, que movimentou mais de R$ 1 milhão em supostas cartas de consórcio contempladas vendidas e não entregues às vítimas. Além dos 8 já indiciados, a Polícia Civil investiga mais duas pessoas que estariam envolvidas no esquema. 

O inquérito, conduzido pelo delegado de Estelionato de Maringá,  Fernando Garbelini, foi enviado ao Ministério Público do Paraná (MP-PR), conforme informações do delegado nesta terça-feira, 23. 

A Polícia Civil já ouviu 72 vítimas do golpe. Ainda segundo o delegado, as 10 pessoas indiciadas sabiam do esquema criminoso que teria lesionado dezenas de famílias na cidade.  

“Até o momento existem 10 investigados sendo que 8 já foram ouvidos. Então foram indiciados proprietários, a gerente, os atendentes e o advogado. Nosso conhecimento é de que todos tinham conhecimento da ilicitude da atividade e colaboraram para a fraude cada um da sua forma. O inquérito foi enviado ao Ministério Público mas enquanto estiver vindo vítimas a gente vai continuar ouvindo. Indiciei 8”, explicou o delegado. 

De acordo com a investigação, os acusados vendiam direitos a cartas de consórcio contempladas, mas para ter acesso ao bem e à cota o cliente tinha que dar entrada, dependendo do valor do bem, seja um carro ou casa. 

Alguns clientes chegaram a dar R$ 150 mil de entrada em cartas contempladas que eram vendidas no mesmo valor de mercado. Toda a equipe trabalhava uniformizada e era bem organizada, segundo a investigação. Justamente por conta disso muitas pessoas acreditaram que estavam fazendo um bom negócio. 

No início deste mês, dezenas de famílias começaram a procurar a Polícia Civil para registrar queixas contra o grupo. Um dos sócios da empresa foi preso no dia 9 deste mês. Ele se negou a passar informações para o delegado e disse que só responderia em juízo.

Vítimas fazem protesto em frente a delegacia 

Várias vítimas do golpe fizeram um protesto na última semana pedindo a prisão dos envolvidos no esquema. Eles foram para a frente da Delegacia de Maringá para demonstrar a indignação com os acusados e pedir ajuda da polícia, que segue investigando o caso. 

O que dizem os acusados

A empresa acusada de praticar os supostos golpes ainda não se posicionou. A empresa continua atendendo e fazendo negociações em Maringá. Na tarde desta terça-feira, 23, nossa equipe entrou em contato outra vez com a empresa e a informação é de que o responsável ou o advogado irá retornar as ligações. 

A atendente disse ainda que estão negociando consórcios normalmente. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

ANS adia início de novas regras de inadimplência


A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) adiou o início de vigência da Resolução Normativa (RN) 593/2023, que estabelece novas…


A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) adiou o início de vigência da Resolução Normativa (RN) 593/2023, que estabelece novas…

Geral

‘Não fazemos convites homossexuais’: empresa recusa encomenda de casal, que aciona polícia


Um casal de homens que está programando a própria festa de casamento tentou contratar uma empresa para fazer convites e…


Um casal de homens que está programando a própria festa de casamento tentou contratar uma empresa para fazer convites e…

Geral

Governo federal avalia PEC para ampliar atuação na segurança pública, diz secretário


O secretário nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo, disse nesta quarta-feira, 24, que o governo federal prepara uma Proposta de…


O secretário nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo, disse nesta quarta-feira, 24, que o governo federal prepara uma Proposta de…