Fechar

Política

Pesquisa

Eleição ao governo do PR: 8 em cada 10 eleitores estão indecisos

Publicado por Redação GMC, 11:41 - 16 de agosto de 2018

Grande parte dos paranaenses ainda está indecisa sobre em quem votar para governo do Estado. Pesquisa de intenção de votos ao governo do Paraná, encomendada pelo jornal Bem Paraná ao IRG Pesquisas, revela que 78,6% dos entrevistados ainda não decidiram em quem votar e 6,5% declararam que não pretendem votar em nenhum dos candidatos.


Quando considerados apenas os votos válidos, o deputado Ratinho Junior (PSD) tem 45%, acompanhado da governadora Cida Borghetti (PP), com 20,2% e do deputado federal João Arruda (MDB), com 7,1%.


Foram ouvidos 1.250 eleitores em 75 cidades do Pará, entre os dias 9 e 14 de agosto. O grau de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Estadual (TSE), sob o número PR-09806/2018.



Leia mais notícias sobre política.


A reportagem convidou o colunista da CBN Maringá, Diniz Neto, para analisar a pesquisa que mostra o momento da largada da campanha ao governo, no Paraná. Confira


"A primeira pesquisa eleitoral divulgada mostra o momento da largada da campanha. Como reagiram os candidatos? Os três primeiros fizeram uma avaliação positiva.


Ratinho Junior lidera. Está em uma posição confortável para começar a campanha. Na sua equipe e aliados há uma grande confiança na vitória.


Cida Borghetti comemora um grande crescimento na preferência dos eleitores. Não há dúvida de que isto representa uma resposta de aprovação ao seu mandato, iniciado no começo de abril, portanto a pouco mais de 120 dias. Equipe e aliados são unânimes em dizer que Cida está definitivamente no jogo, com muitas razões para acreditar em uma vitória.


João Arruda, o último a entrar na corrida ao governo, também viu motivos para comemorar. Afinal, faz pouco mais de duas semanas que anunciou a sua candidatura e já apareceu, na primeira pesquisa em terceiro lugar. Trabalho e estrutura do seu partido certamente não vaõ faltar, nas próximas semanas.


A pesquisa tinha um resultado mais ou menos óbvio para quem vinha acompanhando as pesquisas e o quadro eleitoral. A liderança de Ratinho era esperada, afinal, ele a vem mantendo durante a pré-campanha. Cida vem crescendo, a cada semana e chegou a um número sem dúvida expressivo. João Arruda tem razão de comemorar, pois já largou em terceiro lugar, mesmo não tendo feito pré-campanha a governador.


O que acontecerá agora? O quadro pode mudar? Pode! Tudo dependerá do começo da campanha, das estratégias, dos debates e depois, a partir do dia 31 de agosto, da propaganda no rádio e na TV, sempre lembrando da significativa importância da internet e da capacidade de ir ao maior número de lugares certos, no contato com o maior número de eleitores possível.


Esta campanha tem tudo para ganhar em volume, alternativas e emoções. Façam as suas apostas!"

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo