Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de abril de 2024

Após encerramento das votações, 296 ocorrências são registradas


Por Agência Brasil Publicado 29/11/2020 às 21h14 Atualizado 26/02/2023 às 11h10
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Ilustrativa: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Balanço atualizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, registra que, até as 17h, logo após o encerramento da votação, neste domingo de eleições, 296 ocorrências foram registradas e 64 prisões ou conduções foram realizadas.

Além das prisões, cinco inquéritos já foram instaurados e 28 termos circunstanciados foram lavrados. Segundo a pasta, uma arma e seis veículos foram apreendidos até o momento, além de R$ 16,3 mil e diversos materiais de campanha.

Dos 231 crimes eleitorais registrados até o momento, 72 foram por boca de urna; 10 por compra de votos; cinco por concentração de eleitores; 97 por desobediência97 por desobediência às ordens da Justiça Eleitoral; 40 por desordem que prejudique os trabalhos eleitorais; um por falsidade ideológica; um por “fatos e imputações inverídicas” (fake news); quatro por impedimento ou embaraço ao exercício do voto; e um por transporte de eleitores.

Há também 42 ocorrências de indicações de desinformação sobre o processo eleitoral. Entre os 14 incidentes de segurança pública e defesa social, cinco foram por bloqueio de vias; quatro por atendimentos de urgência e emergência; dois por falta de energia; e dois por manifestações.

Integrantes da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, do Ministério da Defesa, Tribunal Superior Eleitoral, representantes dos estados e de outros órgãos do governo federal têm acesso às ocorrências. A Operação Eleições 2020 conta com efetivo de 96.879 agentes e o apoio de 14.556 viaturas.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação