Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Tiago Valenciano fala sobre as pesquisas eleitorais


Por Tiago Valenciano Publicado 08/10/2020 às 14h08 Atualizado 25/02/2023 às 20h31
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Tiago Valenciano durante a coluna “O Assunto é Política” desta quinta-feira

Contratado pelo Grupo Maringá de Comunicação (GMC), o Instituto Paraná Pesquisas realizou a primeira pesquisa sobre a intenção de votos para prefeito de Maringá nas eleições 2020. O resultado sai nesta sexta-feira, 9. E este foi o tema da coluna “O Assunto é Política” desta quinta-feira, 8, em que Tiago Valenciano explicou sobre como funciona a pesquisa eleitoral.

O cientista político afirma que é importante entender que existem dois tipos de pesquisa: a de consumo interno e a para divulgação.

“Pesquisa [é feita] para consumo interno a maioria dos candidatos realizam durante todo o período eleitoral. E essas pesquisas para divulgação, elas têm uma série de requisitos que normalmente já são adotadas no consumo interno, mas elas tem um pouco mais de trabalho porque você precisa ter um estatístico responsável na empresa, você tem que ter registro no conselho nacional de estatística. A metodologia para coleta dos dados tem que ter um plano amostral muito parecido com aquele que a justiça eleitoral, ou quase idêntico ao que disponibiliza lá no site da própria justiça eleitoral em relação ao perfil dos eleitores”, explica Valenciano.

Além disso, ele explicou sobre a importância e as implicações de pesquisa eleitoral durante o pleito, contextualizando com o ocorrido dos anos interiores na cidade de Maringá.

Confira a coluna completa desta quinta-feira:

Ouça na CBN Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação