Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de abril de 2024

Presidente de entidade diz que foi coagido a entrar em grupo político


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 24/02/2020 às 13h42 Atualizado 23/02/2023 às 23h04
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A disputa eleitoral em Maringá, pelo menos nos bastidores, começa a esquentar. Na sexta-feira, 21, o presidente da Assistência à Reabilitação e Bem-Estar de Convalescentes (Arbec), uma entidade que empresta cadeiras de rodas, muletas e outros equipamentos ortopédicos, fez uma denúncia grave ao Ministério Público contra um diretor da administração municipal.

No sábado, nas redes sociais, o presidente da Arbec publicou a denúncia feita ao MP, inclusive com prints de uma conversa de texto pelo WhatsApp – veja aqui.

Gilmar Santos acusa o diretor do gabinete do vice-prefeito, Hamilton Cardoso, de condicionar a concessão do prédio onde funciona a Arbec, que é público, a apoio político para a reeleição do prefeito Ulisses Maia.

Numa das mensagens publicadas, Cardoso escreve: “Não tem como amar dois Deus. Você tem que vir e provar seu trabalho de parceria”. Gilmar Santos seria cobiçado pelo grupo político que está no poder porque já anunciou que vai sair candidato a vereador em outubro.

“Houve uma cogitação de eu sair pré-candidato, aí ele falou ‘vem para o nosso grupo’, há tempos ele vem chamando. Nessa última conversa ele colocou ‘sua concessão está vencendo, não tem como agradar a dois Deuses’, porque eu tive uma conversa com um deputado esses dias e ‘você tem até o dia 18 para decidir, porque sua concessão vence no dia 19, já foram duas entidades aí ver o prédio onde você está e a gente tem que ceder para quem é parceiro da gente, quem está no nosso grupo’. O que deu para entender é ou você vem para o meu lado ou a gente não renova. Eu protocolei, fiz ata da conversa no cartório”, disse Santos. 

A Arbec também doa leite especial para mães e o trabalho é reconhecido e tem capilaridade entre o eleitorado. Para arrecadar recursos, a Arbec realizou bingos, o que não seria regular, e essa foi uma alegação para a não renovação da concessão do prédio, cedido há dois anos para a entidade. O prazo de concessão termina no próximo dia 19.

A CBN entrou em contato com o diretor do gabinete do vice-prefeito, Hamilton Cardoso. Ele disse que está viajando e vai tomar providências em relação a este caso após o carnaval.

Ele disse também que a concessão de prédios públicos para entidades é determinada pela Secretaria de Assistência Social (Sasc), passa pelo departamento jurídico e ao final pelo prefeito. Não tem qualquer relação com a diretoria do vice-prefeito.

O presidente da Arbec, Gilmar Santos, pretende sair candidato a vereador pelo Pros.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação