Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Projeto que permite entrada de pets em hospitais será votado


Por Nailena Faian Publicado 05/06/2019 às 21h32 Atualizado 22/02/2023 às 18h06
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Será votado em primeira discussão, na sessão desta quinta-feira (5) da Câmara Municipal de Maringá, um projeto de lei que autoriza a visita de animais domésticos em hospitais da cidade.

O autor do projeto é o vereador e defensor da causa animal, Flávio Mantovani. Em entrevista ao portal GMC Online em fevereiro deste ano, quando o projeto foi protocolado, o parlamentar defendeu que estudos demonstram que a prática é benéfica aos pacientes.

“Já é permitido em vários lugares do país. A intenção é que animais de estimação possam visitar, por exemplo, crianças que estão doente e não podem sair do hospital. Existem estudos que mostram que isso é benéfico”, explica o vereador.

De acordo com a matéria, os pets poderão ficar no hospital em período pré-determinado. Serão autorizados todos os tipos de animais de estimação que podem entrar em contato com os pacientes sem oferecer perigo, como cães, gatos, pássaros, coelhos, chinchilas, tartarugas e hamsters. Outras espécies deverão passar por avaliação do médico responsável pelo paciente.

A visita do pet deverá ser agendada junto à administração do hospital e ele deverá estar acompanhado de um familiar. O animal terá que ser levado em uma  caixa de transporte, ressalvado o caso de cães de grande porte.

O projeto de lei determina que os pets serão proibidos de circular em alguns setores, como no de quimioterapia, de transplante, nas áreas de preparo de medicamento, entre outros. Esse encontro entre o animal e o paciente deverá ocorrer em um local determinado, podendo ser no próprio quarto de internação, sala de estar específica ou, no caso de cães de grande porte, no jardim interno.

A matéria também prevê que a entrada dos pets nos hospitais deverá seguir normas estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como autorização do médico do paciente internado e laudo veterinário atestando as boas condições de saúde do animal, acompanhado da carteira de vacinação atualizada.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação