Victor Simião participa ativamente da Conferência Nacional de Cultura em Brasília

Secretário de Cultura de Maringá esteve no evento representando o Paraná como delegado. Ele debateu economia criativa e a viabilização de fundos para a cultura em âmbito nacional; na ocasião, se reuniu com gestores de cultura de todo o país


Por Redação GMC Online
WhatsApp-Image-2024-03-12-at-11.08.47
Foto: Divulgação

O Secretário de Cultura de Maringá, Victor Simião, participou da 4ª Conferência Nacional da Cultura (CNC) e foi um dos representantes do Paraná no evento, que debateu e aprovou 30 ações e políticas públicas voltadas ao fomento da arte e da cultura em âmbito nacional. O evento ocorreu entre os dias 04 e 08 de março, em Brasília.

A Conferência Nacional da Cultura é a instância mais importantes da política cultural brasileira. É por meio dela que a sociedade civil, fazedores e fazedoras de cultura e governantes deliberam sobre os rumos desse setor para os próximos anos. A CNC contou com a participação da Ministra da Cultura, Margareth Menezes e do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

A região noroeste do Paraná teve a contribuição e participação de 17 produtores e produtoras culturais, servidores públicos e artistas que ajudaram na deliberação de ações discutidas em âmbito nacional. Ao todo, foram 40 delegados representando o Paraná de forma oficial na conferência.

“Esse foi um momento importante para a discussão de eixos que vão nortear as políticas públicas em âmbito nacional e que, certamente, vão auxiliar no fomento local. Foi um espaço em que conseguimos conversar com outros gestores culturais e identificar avanços que já são realidade em Maringá”, explicou Simião.

O secretário de Cultura de Maringá participou de ações voltadas à economia criativa — uma das ênfases do evento deste ano –, e nas discussões setoriais sobre livros, literatura e bibliotecas — para garantir ações de fomento à leitura. Durante plenária, os delegados aprovaram a criação de fundos próprios para políticas públicas voltadas à Cultura, além da inserção de povos tradicionais — como indígenas e quilombolas — em processo de facilitação de alcance a projetos culturais.

“Foi um momento histórico. Fico feliz em ter participado desse grande evento, representando Maringá, junto a outros delegados e artistas importantes para o debate e tomada de decisão nas ações do município e do Paraná — de forma democratizada e de livre discussão do setor. Lá, percebemos o quanto Maringá está destacada no setor, em todo o Brasil. Fruto de uma gestão que pensa Maringá para o maringaense”, celebrou o secretário.

Debate no Congresso

Além de ter participado ativamente na Conferência Nacional de Cultura, Victor Simião visitou o Congresso Nacional, onde foi recebido e teve a oportunidade de discutir pautas importantes para a cultura maringaense. Na Câmara dos Deputados, ele foi atendido pelo deputado federal Luciano Ducci (PSB-PR). No Senado Federal, conversou com o senador Flávio Arns (PSB-PR).

1/4 Foto: Divulgação
2/4 Foto: Divulgação
3/4 Foto: Divulgação
4/4 Foto: Divulgação
Sair da versão mobile