19 de julho de 2025

TCU diz que Anac descumpriu prazo para relicitar Viracopos e determina audiência de diretor


Por Agência Estado Publicado 02/06/2025 às 21h02
Ouvir: 03:39

O Tribunal de Contas da União (TCU) aponta que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) perdeu o prazo estabelecido para a relicitação do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). Em despacho desta segunda-feira, 2, o ministro Bruno Dantas determina que o diretor-presidente interino da Anac, Roberto José Honorato, passe por audiência para que explique as razões do atraso.

Conforme o ministro, um acórdão deste ano ratificou o dia 2 de junho como prazo para a publicação do edital. O processo de relicitação está em curso desde 2020, após a Aeroportos Brasil-Viracopos (ABV), atual concessionária, aceitar uma saída consensual depois de anos de conflitos. Em 2023, o governo federal tentou repactuar o contrato para a permanência da empresa, mas não houve acordo.

Diante da confirmação de que não havia chances de repactuação, o TCU determinou o prosseguimento da relicitação. O obstáculo foi a demora na contratação de uma empresa para certificar os cálculos da indenização a ser repassada pela União para a atual concessionária. A indenização é paga pelos investimentos com vida útil que seguirão sendo utilizados.

Em nota ao Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), a Anac defendeu neste domingo, 1º, que não havia uma decisão final do TCU sobre o prazo. A reguladora aprovou a celebração do contrato com a empresa que fará o processo de auditoria na sexta-feira, 30. Na nota à reportagem, disse que o processo de relicitação poderia seguir o curso antes do processo de auditoria, afirmando que essa etapa precisa ser finalizada antes da troca de gestão, mas que não impediria a publicação do edital.

A Anac tentou argumentar que a certificação após o lançamento do edital tem precedentes, como o caso do Aeroporto Internacional de Natal. Bruno Dantas rejeitou essa interpretação, afirmando que o caso de Viracopos é distinto, principalmente por causa da resistência da concessionária em deixar o contrato e das incertezas que isso gerou para o processo. Por isso, convocou Honorato para audiência.

Histórico

O Aeroporto de Viracopos tem histórico de conflito entre a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos (ABV), o governo e a agência reguladora. Antes de admitir a relicitação, a atual gestora entrou em recuperação judicial, apontando frustração de arrecadação projetada no contrato.

O governo chegou a pedir a retomada do controle do ativo. Em 2020, o conflito perdeu fôlego após a empresa aceitar submeter o pedido de relicitação e resolver a disputa por meio de arbitragem. O prazo inicial para relicitar a concessão era de quatro anos, o que foi superado em julho do ano passado.

O adiamento do prazo se deu porque, em 2023, em movimento apoiado pelo governo federal, a ABV e outras concessionárias indicaram o interesse em permanecer com os ativos desde que, em troca, tivessem seus contratos equilibrados. No entanto, em setembro do ano passado, após meses de diálogos, o governo entendeu que não seria possível alcançar um acordo.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Morre Roberto Duailibi, fundador da agência de publicidade DPZ


O publicitário e escritor Roberto Duailibi, um dos nomes mais importantes da história da publicidade no Brasil, morreu nesta sexta-feira,…


O publicitário e escritor Roberto Duailibi, um dos nomes mais importantes da história da publicidade no Brasil, morreu nesta sexta-feira,…

Economia

Eleições no Japão podem afetar panorama fiscal com implicações para títulos soberanos e iene


O emprego do primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, e negociações comerciais vitais com os EUA estão em jogo nas eleições…


O emprego do primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, e negociações comerciais vitais com os EUA estão em jogo nas eleições…

Economia

Haddad descarta controle remessas de dividendos aos EUA; Planalto estuda medida


O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou neste sábado, 19, que o governo não planeja adotar medidas mais rígidas de…


O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou neste sábado, 19, que o governo não planeja adotar medidas mais rígidas de…