Arquitetura e fotografia se encontram em exposição no Calil Haddad


Por Redação GMC

Com o principal objetivo de valorizar a história do patrimônio municipal por meio da visão fotográfica, a exposição Perspectivas Urbanas abriu as portas na segunda-feira (14), na sala de exposições do segundo piso do Teatro Calil Haddad, em Maringá.

São 29 imagens de edificações com relevância histórica e arquitetônica tiradas pela arquiteta e fotógrafa Marilia Ganassin, que usa essas duas habilidades para retratar a importância do meio urbano na formação social e cultural da cidade. Em Perspectivas Urbanas, ela – que fotografa desde a adolescência e começou a atuar profissionalmente com arquitetura em 2012 – une a visão afetiva de quem nasceu em Maringá com a sensibilidade fotográfica e o conhecimento técnico da arquitetura.

Realizada por meio do Prêmio Aniceto Matti (Lei Municipal 9160/2012), da Secretaria Municipal de Cultura (Semuc), a exposição tem a proposta de estimular o público a conhecer e reconhecer, a partir de um novo olhar de valorização e apreciação, alguns espaços e construções que muitas vezes passam batidos no dia a dia.

“O resultado da exposição é um levantamento arquitetônico e histórico das edificações, um registro de como – e em que condições – elas perduram até hoje. Com as fotografias, queremos despertar no público a curiosidade sobre a história de cada local e sobre o papel dessas obras na formação da cidade”, explica Ganassin.

As fotos foram produzidas com tamanhos e técnicas diversos o que, segundo a fotógrafa, são características que também influenciam na leitura e no olhar de quem visita a exposição. Além de contribuir para a formação de o patrimônio histórico e cultural da cidade, o projeto também se diferencia por colocar em evidência a fotografia arquitetônica, vertente ainda pouco explorada na região.

Serviço

Exposição: Perspectivas Urbanas
Data: 14 a 31 de janeiro
Local: Teatro Regional Calil Haddad | Sala de Exposições do 2º piso
(Av. Dr. Luiz Teixeira Mendes, 2500, Zona 05)
Horário: Segunda à sexta-feira das 8h às 17h
Entrada gratuita e classificação livre.

Sair da versão mobile