Cia Duo Due realiza oficina e espetáculo no ProjecT.aTo


Por Redação GMC

A próxima etapa do ProjecT.aTo traz oficina e espetáculo da Cia Duo Due, criada em 2017 pelas irmãs Ana Clara e Maria Glória Poltronieri. De quarta (12) a sexta-feira (14), será realizada a imersão “Dança para um, para dois e para muitos” na sala de dança do Teatro Calil Haddad. Já no  sábado (15), esta etapa se encerra com a apresentação do espetáculo “Fragile” no Teatro Barracão. Todas as atividades têm entrada gratuita.

O espetáculo “Fragile” se baseia no Manifesto da Fragilidade presente no livro “Elogio della Fragilità”, do italiano Roberto Gramiccia. As intérpretes criadoras explicam que já tinham muitas coisas para falar no espetáculo mesmo antes de conhecer o livro.

“A primeira delas era tratar o fato de sermos mulheres, o considerado sexo frágil, em meio à uma sociedade patriarcal, o que isso implicava no nosso modo de se relacionar com o mundo. Questões como as minorias sociais, a fragilidade do pensamento humano, entre outras, contribuíram para a elaboração de uma ideia sobre a fragilidade”, explica Ana Clara.

Pesquisando sobre o que alguns autores falam sobre o tema, encontraram o livro e o manifesto. “Ele materializou em palavras muito do que a gente sentia e queria tratar no espetáculo. Paralelo a isso, nós abrimos um questionário online e pedimos para que as pessoas respondessem o que era a fragilidade para elas. Muitos pontos de vista diferentes surgiram e contribuíram para a construção e empoderamento do espetáculo”, complementa Maria Glória.

Imersão

Além do espetáculo, Ana Clara e Maria Glória também irão ministrar a oficina de imersão “Dança para um, para dois e para muitos” nos dias 12, 13 e 14 de junho. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio de preenchimento de questionário online encontrado no link.

O objetivo é investigar caminhos para construir um ambiente propício à percepção e à escuta. Com técnicas de consciência corporal e de improviso em dança e teatro, a proposta é compor e jogar com dinâmicas como gravidade, tônus, interação, sincronicidade e momentum, se valendo da disponibilidade dos corpos para desenvolver consciência e inteligência cênica, tanto individual quanto coletiva, experimentando o movimento contínuo em cena e refinando ferramentas para criar novas qualidades e ritmos para corpo e voz.

“Queremos compartilhar o que permeia as nossas vontades e provocações em relação à dança, um lugar de troca de nossos interesses pessoais com todos que estiverem interessados em conhecer um pouco mais o corpo e estar disponível para se mover”, explica Maria Glória.

Serviço

Imersão “Dança para um, para dois e para muitos”
Dias 12, 13 e 14 de junho – das 9h30 às 12h30
Local: sala de dança do Teatro Calil Haddad
Inscrições aqui.

Espetáculo “Fragile”
Com Cia Duo Due
Dia 15 de junho
Às 20h no Teatro Barracão
Classificação livre

Sair da versão mobile