Em média, bibliotecas públicas emprestam quase 5 mil livros por mês


Por Letícia Tristão

A pedido do Portal GMC Online, a Secretaria de Cultura de Maringá fez um balanço apontando os títulos mais procurados para empréstimos nas bibliotecas da cidade. Ao todo, no ano passado, foram 62.476 empréstimos. Entre janeiro e julho deste ano, as bibliotecas públicas de Maringá já emprestaram 34.393 livros, média de quase 5 mil por mês.

Segundo o relatório, o livro mais emprestado por adultos até julho foi ‘A redoma de Vidro’ de Sylvia Plath. Em seguida está ‘Orgulho e Preconceito’ de Jane Austin, e ‘A Cabana’ de William P. Young.

Os três títulos exigidos no Vestibular da Universidade Estadual de Maringá (UEM) mais emprestados foram ‘Dois irmãos’ de Milton Hatoum; ‘Vidas Secas’ de Graciliano Ramos e ‘Negrinha’ de Monteiro Lobato.

Já o preferido das crianças foi ‘O Diário de um Banana’ de Jeff Kinney. Em segundo lugar está ‘Harry Potter’ de J. K. Rowling e ‘Querido Diário Otário’ de Jim Benton.

O levantamento não especificou a quantidade de cada um desses títulos que foi emprestada.

Bibliotecas

Inaugurada em 1975, a primeira biblioteca pública de Maringá recebeu o nome de Biblioteca Municipal Professor Bento Munhoz da Rocha Neto. Desde 2012, funciona na Avenida Horácio Raccanello – 6090, Novo Centro. São mais de 60 mil exemplares. Este ano, a biblioteca já fez 8.262 empréstimos.

Em segundo lugar está a Biblioteca do Mandacaru,com 7.304 livros empréstimos. Intitulada Professora Tomires Moreira de Carvalho, a Biblioteca do Mandacaru foi fundada em 1987 e funciona no mesmo endereço, Avenida Mandacaru Nº 317 – Jardim Maravilha.

A Biblioteca Municipal Professora Maria Aparecida da Cunha Soares, ou Biblioteca das Palmeiras, emprestou 6.213 livros até julho deste ano. Foi inaugurada em 1994 e hoje o prédio está localizado na Avenida Kakogawa, 1.310, Parque Grevíleas III.

Em quarto lugar em empréstimos de livros está a Biblioteca do Alvorada, com 6.074 exemplares emprestados este ano. Inaugurada em 1984, foi a primeira Biblioteca setorial de Maringá e recebeu o nome de Pioneiro Nilo Gravena. Atualmente tem um acervo de 15 mil livros e fica localizada na Avenida Sophia Rasgulaeff, nº 693.

A Biblioteca da Vila Operária já emprestou 5.499 este ano. Fundada em 1985, atualmente está localizada na Travessa Liberdade, 26, na Vila Operária. Tem um acervo de mais de 15.300 livros.

A Biblioteca de Iguatemi integra o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU). Foi fundada em 2014. Desde o começo do ano 1.041 livros foram emprestados.

Leia mais notícias de Maringá.

Sair da versão mobile