9° Parajaps será em Maringá em outubro, segundo novo calendário esportivo


Por Redação GMC Online
Foto: Ilustrativa/Parajaps

A Esporte Paraná realizou uma live na tarde desta terça-feira, 9, para divulgar o pacote de retomada do Esporte no estado. O calendário de eventos esportivos do Paraná foi suspenso no início da pandemia, mais de 130 jogos no total. Segundo o diretor de esportes da Esporte Paraná, Cristiano Barros Del Rei, cinco desses eventos ainda devem ocorrer no segundo semestre deste ano. Um deles é o 9º Parajaps (Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná), que deveria ser realizado em Maringá este mês, e que foi reagendado para ocorrer de 30/10 a 2/11/2020, segundo a Esporte Paraná.

“Vamos entrar em contato com os municípios sede dos eventos na próxima semana para formatar essa nova proposta de calendário e definir as possibilidades”, explicou Del Rei, em entrevista ao Maringá e Região Convention & Visitors Bureau. O Parajaps teve apoio de captação do Maringá CVB. O evento reúne cerca de 2 mil participantes. 

De acordo com o secretário municipal de Esportes e Lazer, Valmir Fassina, após essa definição do estado, a secretaria deve levar a data para a gestão para que seja avaliada. “O cenário ainda é muito incerto, mas trabalhamos com perspectivas e expectativas. Agora vamos levar essa questão para a gestão avaliar. É um evento interessante, que não tem custo muito elevado para o município. Mas somente mais próximo da data vamos conseguir ter algo mais concreto”, disse.

Segundo Del Rei, o novo calendário de eventos esportivos do estado será avaliado e só ocorrerá com os protocolos específicos de saúde e segurança, e após liberação da Secretaria de Saúde do Estado. “Sabemos que esses atletas estão dentro do grupo de risco, por isso estamos propondo também capacitação para que o evento ocorra com toda segurança necessária”, disse.

De acordo com Del Rei, o investimento do estado para realização do Parajaps é de cerca de R$ 900 mil, incluindo gastos hospedagem, alimentação, arbitragem entre outros. Em função da acessibilidade, os atletas ficarão hospedados em hotéis. Os hotéis interessados poderão se credenciar para receber os atletas.

O Parajaps é um evento que fomenta o turismo e movimenta todo o trade turístico, aquecendo economia local. Durante a live, o diretor-presidente da Esporte Paraná, Helio Wirbiski destacou a importância dos eventos esportivos para o desenvolvimento do Turismo no Paraná. “Diversas áreas da economia são impactadas com a realização de eventos esportivos em suas cidades. O esporte será uma vertente para a retomada da economia no estado pós-pandemia”, enfatizou.

A Esporte Paraná é representada na diretoria do Maringá CVB por Agnaldo Baldo, VP para assuntos de Captação de Eventos da entidade.

As informações são do Maringá CVB.

Precisa sair de casa? Use Máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante.

Sair da versão mobile