Campeonato Paranaense de Atletismo começa neste sábado, em Maringá


Por Redação GMC

Maringá recebe neste sábado (25) e domingo (26), no Estádio Regional Willie Davids, a 53ª edição do Campeonato Paranaense Caixa de Atletismo Sub-20. A equipe da Associação de Atletismo de Maringá (AAM) contará com 20 atletas, entre os 300 inscritos. Essa competição antecede o Campeonato Brasileiro Sub-20, que ocorre no próximo final de semana, em Bragança Paulista (SP). A AAM terá oito atletas na competição nacional.

O Paranaense terá três etapas. No sábado, a primeira etapa começa às 8h e a segunda ocorre das 14h às 18h. No domingo, a terceira etapa será das 8h às 13h. A competição é organizada pela Federação Paranaense de Atletismo (FPA). A equipe maringaense conta com o apoio da secretaria de Esportes e Lazer (Sesp).

“É uma competição bastante importante para o calendário paranaense. Infelizmente, para os atletas não valerá mais a tentativa do índice para o Campeonato Brasileiro. Mas eles têm todas as condições de fazer boas marcas nas provas”, comenta a presidente da AAM, Enilda Golin. A competição terá todas as provas do circuito, desde os 100 metros rasos, até o decatlo, considerada a prova mais completa do atletismo, em que os atletas disputam 10 modalidades.

O atleta da AAM, Henrique Motta, sofreu uma lesão no músculo posterior da coxa em uma etapa do regional no início do mês de maio, em Londrina. “Ainda estou na fase de tratamento. É uma lesão um pouco chata de tratar, pois exige um período de recuperação”, citou o atleta. Henrique competirá nas provas dos 110 metros com barreira e no salto em distância.

“Coincidiu no calendário de ter estas duas competições da categoria sub-20 em sequência. Os atletas que disputarão o brasileiro fizeram uma preparação diferente, com outro ritmo de treino. O paranaense é sempre difícil de competir pelo nível técnico das outras equipes, mas estamos no mesmo nível e vamos em busca dos melhores resultados”, explica o treinador maringaense, Mauro Inácio.

“Chego para esta competição próximo dos 100%. É raro um atleta estar recuperado fisicamente para uma competição, nessa semana diminuímos o ritmo de treino e o foco ficou mais nas provas que competirei no estadual”, explica o atleta de Maringá, Rafael Queiros dos Santos. O corredor competirá no revezamento 4×400 metros rasos e 400 com barreiras.

Sair da versão mobile