De Maringá para a Europa: skatista faz sucesso com manobras radicais


Por Nailena Faian

Wilton Souza era pintor, mas seu sonho era ser skatista. Desde adolescente se arriscava fazendo manobras em Arujá, município de São Paulo. Quando se mudou para Maringá, em 2012, começou a praticar o esporte com feras do skate que moravam aqui, e hoje, aos 25 anos, vive disso.

“No começo a família achava que não ia dar certo. No início é difícil, não tem patrocínio. Eu trabalhava e ganhava para conseguir manter o skate. Minha mãe não gostava muito não, achava que não compensava”, lembra Will, como é conhecido no esporte.

Mas a força de vontade e a dedicação levaram Will até para a Europa. Aqui em Maringá, o jovem passou a treinar com skatistas conhecidos nacionalmente, como Willian Truta e Rafael Gomes.

Depois de muitos tombos, a experiência e a habilidade de Will fizeram com que ele conseguisse entrar para a equipe da Vibe, uma marca de tênis que patrocina skatistas talentosos.

O trabalho levou o morador de Maringá para a Europa. Ele percorreu Barcelona, Berlim e Portugal realizando manobras radicais com seu skate. As filmagens e fotos se tornam propaganda para a marca, que também cria tênis personalizados dos skatistas patrocinados.

É o caso de Souza, que tem o tênis “vibe team Wilton Souza”. “Eu escolhi a cor dele, o modelo e na palmilha tem uma foto minha”, conta.

Treinos
Aqui em Maringá, o skatista treina na Vila Olímpica, na praça da prefeitura e também na praça de patinação. Ele diz que mesmo explorando o mundo, pretende morar na Cidade Canção. “Gosto muito daqui, a cidade é plana, para andar de skate é perfeito, você consegue se movimentar fácil, não é tão perigoso, e os lugares são todos pertos”, comenta ao dizer que treina cerca de quatro horas por dia.

Exibição
Neste domingo (10), um vídeo que reúne as filmagens de Will fazendo manobras radicais pela Europa será apresentado no auditório Hélio Moreira, às 20h. Interessados podem comparecer no local que fica anexo à prefeitura.

Sair da versão mobile