Ranking paranaense de squash tem dobradinha maringaense na liderança


Por Chrystian Iglecias

O ranking paranaense de squash tem um “velho-novo” número 1. E é de Maringá! Em atualização do mês de julho, o experiente Fábio Milani, de 36 anos, aparece em primeiro lugar, com 440 pontos, logo à frente do pupilo Rafael Kasikawa (420), 25, também da cidade canção. O fator chave para Milani voltar a esta posição após sete anos de ausência foi o título da etapa de Maringá do circuito paranaense, que ocorreu nos dias 14 e 15 de junho.

Curiosamente, foi Rafael quem convenceu Fábio a voltar a disputar campeonatos. Isto porquê ele praticamente “pendurou as raquetes” em 2013 e focou apenas em dar aulas de squash. Como treinador, Fábio conheceu Rafael, que rapidamente se tornou um dos principais squashistas do estado.

“Como nunca tive ninguém deste nível para treinar aqui em Maringá também, voltei a me animar para competições este ano, e retornei ao circuito paranaense, do qual agora estou na liderança e com grande satisfação o Rafa está na minha cola no ranking e tem tudo para assumir em pouco tempo”, elogiou Fábio. “Diga-se de passagem, é um feito inédito pra Maringá ter essa dobradinha no ranking da elite paranaense”, completou.

Já muito experiente dentro do esporte, o qual pratica desde 1998, Fábio Milani serve de inspiração para os próprios jovens que estão atrás dele no ranking. Além de Rafael Kasikawa, o curitibano Alexander Batista (3º) tem 26 anos, e o quarto colocado, Gustavo Pizatto, também de Curitiba, tem 22.

“É muito legal poder chegar nessa idade jogando um squash de alta qualidade ainda. No auge de minha carreira trouxe a Maringá duas etapa do mundial de squash (2012 e 2013) com a montagem de uma quadra de vidro no Maringá Park. Acredito que nesta época surgido a ideia das construtoras em construir quadras nos condomínios, pois houve um grande boom no esporte na cidade”, contou Milani.

O primeiro ano de Milani no squash profissional foi em 2006, e já na temporada de estreia, ele conquistou o acesso para a divisão principal do paranaense, após o título da 2ª classe. E 2009, 2011 e 2012, ele conquistou o tricampeonato paranaense. Já em 2010, o maringaense já havia chegado numa semifinal de Campeonato Brasileiro.

“O grande problema do squash sempre foi a falta de divulgação, embora na cidade temos 10 condomínios (verticais e horizontais) disponibilizando quadra de squash aos moradores, muitas pessoas ainda não sabem nem como funciona a modalidade”, lamentou o novo número 1.

Então vamos explicar! O squash é uma modalidade inspirada nos princípios do tênis. A palavra “squash” é uma onomatopeia que representa o barulho emitido quando a bola é esmagada pela raquete contra a parede. O jogo pode ser disputado por dois (individual) ou quatro (duplas) jogadores.

Cada partida tem três ou cinco games, dependendo da organização do evento. Após um saque correto, a bola é rebatida pelos jogadores até que algum deles erre. Para ficar melhor, que tal assistir a um vídeo? Com vocês, os mais longos “ralis” da última temporada!

Sair da versão mobile