Handebol: Brasil arrasa o Peru e fica perto da semifinal no Pan


Por Chrystian Iglecias

A seleção brasileira masculina está, por hora, confirmando o favoritismo no grupo B do torneio de handebol dos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. Na noite desta quinta-feira (1), o Brasil massacrou os donos da casa por incríveis 40 a 16, com 10 gols do ponta direita Chiuffa, um dos grandes nomes da equipe. O ponta esquerda Felipe Borges, à exemplo da estreia, foi outro que se destacou diante dos peruanos, repetindo os mesmos 9 pontos.

Mais uma vez, o maringaense Henrique Teixeira se destacou na distribuição e terminou a partida com quatro assistências para gols, além de um tento marcado. Em entrevista ao portal GMC Online na última quarta-feira (31), dia da estreia da seleção, o experiente central-armador já havia avisado que a chave do Brasil era teoricamente fraca, e a expectativa era mesmo a de que o time não sofresse nesta fase de grupos.

Com o resultado, o Brasil foi a quatro pontos na classificação – no handebol, a vitória vale dois pontos, e não três – e lidera o grupo com dois pontos de diferença para o vice-líder Porto Rico e também para o terceiro colocado, México. A vitória de autoridade diante dos Peruanos nesta quinta serviu para dar um “up” no saldo de gols da seleção brasileira, que agora tem +34, enquanto Porto Rico e México, concorrentes pela vaga à semfinal, estão com -1 e -5, respectivamente. 

Nesta sexta (2), às 22h30, a seleção entra em quadra para fechar sua campanha na primeira fase. O adversário é a seleção de Porto Rico, que ontem foi derrotada pelo México por 25 a 19. Para garantir a vaga na semi, basta o Brasil não perder por 35 ou mais gols de diferença. Ou seja, o esquadrão verde-amarelo está “virtualmente classificado”.

Confira a classificação do grupo da seleção brasileira

1) Brasil – 4 pontos (saldo +34)
2)
Porto Rico – 2 pontos (saldo -1)
3)
México – 2 pontos (saldo -5)
4)
Peru – 0 pontos (saldo -28)

Sair da versão mobile