Paratletas de Maringá são destaque em Circuito Caixa


Por Creative Hut

Os paratletas maringaenses Ricardo Alexandre de Souza e Edvan Dias de Souza conquistaram duas medalhas de prata e uma de bronze nas disputas da primeira fase nacional de Atletismo do Circuito Loterias Caixa/Brasil de Atletismo, realizada no último fim de semana no CT Paralímpico, em São Paulo.

Ricardo Alexandre conquistou duas medalhas de prata nas provas de 100 e 200 metros RR3 da modalidade Petra, que é disputada com a utilização de uma bicicleta adaptada para atletas com paralisia cerebral. Edvan de Souza ganhou o bronze, também na prova de 200 metros RR3.

No mês passado, Ricardo já havia conquistado uma medalha de prata na prova de Petra nos Jogos Paralímpicos Universitários Brasileiros, também disputados na capital paulista.

Bicicleta adaptada

O “Race Running” foi criado na Dinamarca em 1992 para servir de mais uma opção para atletas com paralisia cerebral. De acordo com a gravidade, os atletas são classificados entre RR1, RR2 e RR3, sendo a RR3 a categoria de menor intensidade.

Parecido com uma bicicleta, o equipamento conta com um suporte para o tronco, assento, guidão e três rodas. Os atletas não usam pedal, mas os seus próprios pés para correr ou caminhar.

Conhecido no Brasil como Petra, o nome do esporte presta homenagem ao mascote homônimo das Paralimpíadas de Barcelona de 1992, onde os competidores da modalidade apresentaram boa performance.

“A Petra é uma das modalidades mais recentes do Atletismo e é praticada no Brasil desde 2009, por iniciativa da Associação Nacional de Desporto para Deficientes (Ande), que organiza as competições nacionais e regionais”, diz o coordenador de Esporte Paralímpico da Sesp, Silvio Podadeiro.

Sair da versão mobile