Com técnico maringaense, Brasil conquista mundial de vôlei de praia


Por Monique Manganaro, com Assessoria de Imprensa

Sob o comando do técnico maringaense Robson Xavier, a dupla Rafael/Renato (PB) conquistou na manhã deste domingo (23) o título masculino do Campeonato Mundial Sub-21 de vôlei de praia, disputado em Udonthani, na Tailândia. Os dois superaram na final os italianos Windisch/Di Silvestre por 2 sets a 0 (21/11, 21/15). 

A final masculina teve domínio total dos brasileiros, que não estiveram atrás do placar em nenhum momento da partida. Rafael, que disputou um mundial de base pela primeira vez, comemorou a conquista ao lado do irmão gêmeo. 

O técnico da seleção analisou o desempenho do time na competição e a forma dominante na final, sem chance aos italianos.

“Eles imprimiram a qualidade deles, um saque muito forte e um volume defensivo muito alto. Renato é um jogador que desequilibra, consegue ter uma percepção do jogo acima da média, um talento imenso. E o Rafael possui um volume de jogo intenso, uma virada de bola muito eficiente. Isso tudo tornou o sistema defensivo muito forte. Estudamos muito bem a Itália, sabíamos da dificuldade do Di Silvestre em atacar no corredor. Ficamos bloqueando a diagonal dele. Tudo que planejamos, eles executaram com extrema competência. A Itália é uma excelente equipe, mas estávamos muito preparados, fizemos nossa melhor partida na decisão”, destacou Xavier. 

Além de Xavier, outro maringaense integra a comissão técnica da equipe. Eduardo Ruhling é o fisioterapeuta da seleção. 

Vitória da seleção feminina

A dupla Vitoria/Victoria (RJ/MS) também venceu as russas Bocharova/Voronina por 2 sets a 1 (17/21, 21/15, 15/13) e garantiu o título feminino do Campeonato Mundial Sub-21 de vôlei de praia. 

É o primeiro título mundial sub-21 de ambas, mas Victoria já havia vencido o Campeonato Mundial Sub-19, em 2016, quando tinha apenas 16 anos. Vitoria, autora do ponto final da partida, também celebrou muito a medalha de ouro, relembrando a volta por cima da dupla, que na edição passada havia sido eliminada no classificatório, deixando a disputa precocemente.

A preparação das duas duplas brasileiras foi realizada no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ). Foram dois períodos de treinamentos, o último, um ‘intensivo’ com cerca de dez dias e apoio de profissionais de preparação física, fisioterapia, nutrição e estudo de vídeos. O processo também foi realizado em parceria com os centros de treinamento de onde os jovens foram convocados, permitindo trabalhar diversos pontos na preparação.

Sair da versão mobile