Dia do Pão de Queijo: conheça a história e aprenda a preparar


Por Redação GMC

Neste sábado (17), comemora-se o Dia do Pão de Queijo, o quitute mineiro que conquistou o Brasil e partes do mundo. A data foi instituída pelo Senac de Minas Gerais e pela Frente de Gastronomia Mineira, a partir de uma ideia inicial do programa matinal de Ana Maria Braga.

Em entrevista ao programa Brasil Rural, a professora e especialista em pesquisas gastronômicas do Senac MG, Vani Fonseca explicou que os registros da invenção começam com o uso da mandioca e do polvinho.

“Inicialmente, se fazia biscoitos à base do polvilho e com a produção do queijo sendo iniciada nas fazendas, sobrava uma parte. Quando se fazia a limpeza do queijo, sobrava sempre uma parte, e como na região aurífera o alimento era muito escasso, essa parte era guardada diariamente e no fim de semana se incrementava aqueles biscoitos à base do polvilho com o queijo”, disse. 

Segundo ela, a receita, a princípio, era especial e servida apenas em momentos importantes. A popularização do pão de queijo só aconteceu muitos anos depois. 

Aprenda a preparar

Ingredientes: 

– 1 kg de polvilho azedo
– 280 ml de óleo
– 280 ml de água quente
– 20 g de sal
– 5 ovos
– 150 ml de leite
– 380 g de queijo da sua preferência

Modo de preparo: 

Misturar o polvilho, o sal (aos poucos por causa do queijo) e o óleo. Após, acrescentar a água quente. Esfarelar com as mãos e acrescentar os ovos e o leite. Sovar bem até a massa ficar lisa e homogênea. Acrescentar o queijo ralado ou esfarelado e misturar sem sovar. Acertar sal, se necessário. Modelar bolinhas. Assar no forno a 180º por 25, 30 minutos. 

Com informações da EBC e Senac Rio Grande do Sul

Sair da versão mobile