Vinícola do PR tem os melhores Cabernet Sauvignon e Teroldego do país


Por Luiz Santos

A vinícola Franco Italiano, de Colombo (a 444 quilômetros de Maringá), foi campeã na 8ª edição da Grande Prova Vinhos do Brasil em duas categorias. A produtora paranaense tem os melhores vinhos do país das uvas Cabernet Sauvignon e Teroldego.

Na categoria Cabernet Sauvignon, a primeira colocação é compartilhada com a vinícola Nova Pádua, do Rio Grande do Sul. O rótulo paranaense é o Censurato, que, segundo a Franco Italiano, tem taninos macios e é rico em aromas de ameixa e amora. Na sede da vinícola do Paraná, o vinho é vendido por R$ 47.

Já o Wine Club Franco Italiano Teroldego, eleito o melhor na categoria Teroldego, é de safra 2011 e foi produzido para um lote exclusivo.

A degustação dos vinhos, às cegas, foi realizada entre os dias 3 e 6 de junho, no Rio de Janeiro. O júri era composto por 27 profissionais, que avaliaram 1071 amostras – divididas em 41 categorias.

Os resultados foram divulgados durante a semana passada. Esta é a primeira vez que uma vinícola do Paraná é eleita melhor produtora do país de um determinado tipo de vinho.

Sair da versão mobile