Abertas inscrições para mais uma ‘Noite dos Morcegos’


Por Redação GMC

Estão abertas as inscrições para “A Noite dos Morcegos” que será realizada no dia 4 de junho, entre as 19h30 e 22h30, no Parque do Ingá. O evento visa desmistificar histórias negativas e ressaltar a importância ambiental dos morcegos. Inscrições devem ser feitas pelo link. Vagas são limitadas e o evento é aberto a todas as idades.

A trilha terá duração de aproximadamente 50 minutos, formada por 40 pessoas por grupo, quatro pontos de parada para observação de animais vivos com a apresentação da biologia dos morcegos por monitores e palestra sobre curiosidades e hábitos dos animais.

Cerca de 12 espécies atuam na manutenção do parque com a polinização, dispersão de sementes e controles de insetos e outros animais. Independente do hábito alimentar (apenas 3 das 1300 espécies são hematófagas) o morcego não é vilão da natureza.

Aproximadamente 500 espécies de plantas tropicais são polinizadas pelos morcegos, únicos mamíferos verdadeiramente capazes de voar. Há a presença de insetívoros, polinívoros e animais com outros hábitos alimentares. A maioria inicia suas ações ao anoitecer e alguns morcegos podem comer quantidades correspondentes a uma vez e meia o seu peso em uma só noite.

A Noite dos Morcegos é uma realização do Grupo de Estudos em Ecologia de Mamíferos e Educação Ambiental (GEEMEA), com apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema), Departamento de Ciências, Museu Dinâmico Interdisciplinar, Programa de Pós-graduação em Biologia Comparada da UEM e do Programa para a Conservação de Morcegos do Brasil.

Por Diretoria de Comunicação/PMM

Sair da versão mobile