Brasileirão teve 3 rebaixamentos inéditos nas últimas 4 edições


Por Victor Ramalho

Mais uma edição do Campeonato Brasileiro chegou ao fim, mostrando novamente porque é um dos campeonatos nacionais mais equilibrados do mundo. 

E a famosa frase “time grande não cai” está ficando cada vez mais restrita ao vocabulário de um seleto grupo de torcedores brasileiros. A confirmação do rebaixamento do Cruzeiro na última rodada evidenciou uma curiosa escrita recente: Mais um time dos chamados “incaíveis” amarga o descenso pela primeira vez em sua história. 

Aliás, é valido ressaltar: Nas últimas quatro edições do brasileirão, tivemos 3 rebaixamentos inéditos. O grupo das equipes que nunca haviam sido rebaixadas, antes composto por Flamengo, Santos, São Paulo, Internacional, Chapecoense e Cruzeiro perdeu metade de seus integrantes somente de 2016 para cá.

O Colorado foi o primeiro da lista. Após um 2016 melancólico, foi punido com a queda para a Série B. Em 2019, foram dois rebaixamentos do seleto grupo, com Chapecoense e Cruzeiro jogando a vida para retornar à elite em 2021.

Não custa lembrar que, em 2017, era o São Paulo quem brigava contra o rebaixamento até as rodadas finais. Parece que em tempos de profissionalismo, não há mais espaço para a mística da “camisa pesada”. 

Quem será o próximo ?

Sair da versão mobile