15ª Regional de Saúde está sem medicamento para Alzheimer


Por Carina Bernardino/CBN Maringá

Quem faz tratamento de Alzheimer pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Maringá e nas cidades da região está sem o medicamento necessário. Isso porque o último lote de Rivastigmina enviado à 15ª Regional de Saúde pela Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) foi em setembro, quando vieram apenas 330 cápsulas do remédio. Em julho deste ano, o repasse havia sido maior: 6.180 cápsulas. 

A direção da 15ª Regional não informou quantos pacientes retiram a medicação na unidade mensalmente. De acordo com a Sesa, a distribuição do medicamento para as regionais é feita a cada três meses. Porém, o remédio não está sendo repassado porque o estado também não está recebendo do Ministério da Saúde. 

Ainda segundo a Sesa, até a semana passada, o governo não tinha recebido a carga prevista para outubro. A secretaria afirma que assim que a medicação for entregue, o repasse será feito de forma imediata aos pacientes do SUS. 

Conforme apurou a reportagem da CBN Maringá, não há previsão de um novo fornecimento. 

A reportagem fez contato com o Ministério da Saúde, mas não obteve resposta sobre o atraso. 

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Sair da versão mobile