4 bombeiros de Maringá vão à Amazônia ajudar no combate ao incêndio


Por Monique Manganaro

30 bombeiros do Paraná foram convocados para ajudarem no combate ao incêndio na Amazônia. A solicitação foi feita pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, e atendida pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. Desses, quatro profissionais são de Maringá.

Foram selecionados um tenente, um subtenente e dois soldados que atuam na cidade. A exigência, segundo o coronel do Corpo de Bombeiros Edson Manassés, era que o tenente e o subtenente tivessem no currículo um curso de especialização em combate a incêndios florestais. Para os soldados, a condição era que já tivessem participado de alguma operação do tipo.

“O Paraná é referência nessa área de combate a incêndios florestais, é um dos pioneiros em cursos relacionados ao assunto”, explica a tenente Luisiana Cavalca, oficial de comunicação do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros.

Segundo ela, nesse trabalho, especificamente, o tenente e o subtenente designados ficarão responsáveis por gerir a equipe, determinando quais as técnicas e táticas mais apropriadas para o combate ao incêndio. Os dois soldados convocados farão o trabalho direto de combate.

Os quatro bombeiros devem ir para Curitiba no próximo domingo (1º), onde se encontram com os demais profissionais selecionados e, na segunda-feira (2), seguem para o Rio de Janeiro e em seguida para o Pará, para, enfim, integrarem a equipe da Operação Verde Brasil.

De acordo com o coronel Edson Manassés, a princípio, os bombeiros ficam 15 dias na Amazônia. Mas há possibilidade de que esse prazo seja estendido.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Sair da versão mobile