Alunos realizam campanha contra a dengue em Maringá


Por Matheus Hernandes

Os casos de dengue em Maringá e região estão aumentando cada vez mais. Sabendo disso, o Colégio São Francisco Xavier de Maringá desenvolveu um projeto de conscientização com seus alunos do 5º, 6º e 7º anos. Na manhã desta segunda-feira, 9, os estudantes estiveram acompanhados de seus professores na Praça da Catedral para entregar repelentes desenvolvidos por eles e recolher o lixo deixado no final de semana.

Segundo o professor de biologia e um dos desenvolvedores do projeto, Leandro Fiori, a faixa etária escolhida dos alunos é fundamental para desenvolverem o entendimento sobre a doença, da necessidade de destinar corretamente o lixo e não deixar nada que possa acumular água parada, afirmando que “a dengue é algo que pode ser evitado com educação”.

Sobre a participação dos alunos, o professor comentou que “a aceitação das crianças foi fantástica, elas adoram sair de sala de aula para aprender na prática. Então levamos para o laboratório, aprenderam a fazer o repelente e agora a gente está aqui, entregando, conscientizando, conversando. Então é fantástico, a gente sai da teoria e passa também para prática, onde também considera que o aprendizado fica mais fixado”.

Sobre o repelente

O desenvolvimento foi feito com base em receitas bastante conhecidas na internet. Os principais produtos são cravo-da-índia e a citronela. Eles são diluídos em ácool 70 e, depois, adicionado um óleo corporal para ajuda a fixar os produtos na pele.

“A gente recomenda que a cada duas horas seja reforçado, então o repelente pra tá evitando o mosquito, só que só o repelente não dá conta, sem esse trabalho de conscientização não se consegue combater a dengue”, explica Fiori.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Sair da versão mobile