Ansiedade é o principal sintoma de quem procura o plantão psicológico


Por Victor Simião/CBN Maringá

A gerência de saúde mental da Prefeitura de Maringá tem ouvido relatos semelhantes na maior parte das vezes. Devido ao distanciamento social gerado pelo coronavírus, as pessoas têm se sentido deprimidas e ansiosas.

Desde março, um telefone foi disponibilizado para atender quem precisa de auxílio psicológico. O horário de funcionamento do plantão é das 7h às 19h, todos os dias.

Segundo a gerente de saúde mental na cidade, Maria Heloísa Cela, já foram cerca de dois mil atendimentos.

“Nós sentimos a necessidade de um atendimento a população que tem que ficar em casa, as pessoas não estão acostumadas com esse isolamento social. Então criamos esse atendimento para dar uma estrutura psíquica melhor para essas pessoas. Temos atendido, até essa semana, em média mais de duas mil pessoas. O que as pessoas mais colocam como dificuldade é uma ansiedade muito grande do que pode acontecer, por não saber lidar com essa situação do isolamento social, nem com a Covid-19. Também atendemos pessoas que já tinham algum sintoma depressivo e que foi agravado por esse desconforto que dá nesse isolamento social”, destaca.

No início, o horário de atendimento ia até a madrugada e 34 psicólogos participavam da ação. Segundo a gerente, como o volume de ligações diminuiu, o horário foi reduzido, assim como a equipe. Mas o plantão continua,inclusive com o monitoramento, havendo a possibilidade de encaminhamento para outros serviço de saúde mental.

“Nós fazemos um monitoramento dos pacientes que tem nas UBSs, que procuram atendimento, e a gente busca trazer para esse atendimento psicológico também. E também realizamos o vídeo atendimento de pessoas mais graves, mais comprometidas. Todo esse atendimento é importante porque os psicólogos vão percebendo a necessidade de cada um, e realizando os encaminhamentos necessários a outros serviços, como o serviço de emergência psiquiátricas, os CAPs. Na medida que a pessoa precisa, vamos encaminhando”, ressalta Maria Heloísa.

O telefone do plantão é o (44) 3309-4700.

 

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

 

Sair da versão mobile