Aos poucos, consumidores voltam para açougues e padarias em Maringá


Por Luciana Peña/CBN Maringá

Nesta quinta-feira, 2, açougues e padarias voltaram a funcionar em Maringá. Clientes e comerciantes reforçam cuidados de higiene.

Eduardo Gonçalves é um dos consumidores que estão voltando a comprar em panificadoras, açougues e peixarias que reabriram as portas depois de 13 dias de quarentena. Ele já comprou o pão quentinho direto da padaria perto da casa dele.

“Faz umas duas semanas que estamos com esse negócio aí. [O pão do supermercado] chegava bem murchinho, não chegava quentinho não]. Com fila e sempre na parte da tarde, então você não pega as melhores coisas”, disse Gonçalves.

Desde o início do isolamento social o Grupo Maringá de Comunicação se posicionou em defesa da reabertura deste setor.

Nessa quarta-feira, 1º, a Justiça determinou a abertura de padarias acolhendo o argumento do Ministério Público de que elas são necessárias ao combate da covid-19 ao vender produto essencial à sociedade e ao desafogar os supermercados.

Argumento defendido em reportagens produzidas pelas equipes de jornalismo do GMC.

Com a decisão da Justiça, a Prefeitura de Maringá recuou e em novo decreto normatizou a abertura também de açougues e peixarias. O consumidor agradece, diz Francisca Dantas:

“Achei ótimo. Cheguei a ir [ao supermercado] só para comprar pão. Agora está mais tranquilo”

O comerciante também agradece. Valmir Lopes proprietário de um açougue diz que todos os funcionários queriam logo voltar ao trabalho. Os clientes estão voltando aos poucos. Nesta manhã o movimento era pequeno.

“Precisando trabalhar muito. Estamos muito animados, felizes. […] Primeiro dia ainda não sabemos como vai se comportar a população, porque está todo mundo com muito medo. E, infelizmente, tem vizinhos que não estão podendo trabalhar ainda”, afirmou Lopes.

E a partir de agora todo cuidado com a higiene. Na porta do açougue álcool em gel para os clientes. Funcionários de máscaras e luvas. E na frente da loja marcação no piso, caso haja fila.

“Deixamos as marcações já feitas para evitar riscos de qualquer maneira. Se acontecer de ter [filas] já está marcado”, complementou o proprietário do açougue.

Tem panificadora que só vai abrir na sexta-feira, 3. Hoje é dia de limpeza interna diz o proprietário Antônio Dias Perez.

“A nossa maior demanda são hospitais que são os serviços básicos. E a gente está segurando o estoque para atender eles”, explicou Perez.

Movimento pequeno também na panificadora no centro da cidade. Alexandre Gutierrez diz que o serviço de entrega deve ser o forte nos próximos dias.

“Aproveitamos o tempo para organizar as coisas […], e agora voltamos. Apostando que tenha um pouco mais de serviço de entrega, afinal o atendimento presencial vai ser quase nulo. […] Principalmente no centro que não tem ninguém andando”, contou Gutierrez.

Além da queda nas vendas, durante a quarentena muitas panificadoras tiveram que descartar produtos perecíveis.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Sair da versão mobile