Após mortes continuarem, carpas serão transferidas para tanques da UEM


Por Monique Manganaro

O reposicionamento de carpas para lagos menores do Parque do Japão não cessou as mortes. Desde o último fim de semana do mês passado, mais de 500 peixes já morreram, conforme informações da Prefeitura de Maringá. Agora, a medida encontrada para solucionar o problema é transferi-los para tanques da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

A retirada e transferência das carpas estavam programadas para a tarde desta terça-feira (25), mas a operação foi suspensa.

De acordo com a prefeitura, aproximadamente 50 peixes serão levados para tanques do centro de pesquisa da UEM no distrito de Floriano (a 26 quilômetros de Maringá). O restante fica em “piscinas provisórias” dentro do Parque do Japão.

“A transferência das carpas ocorrerá somente depois da instalação dos tanques [provisórios], o que deve ser feito até final desta semana”, afirma a prefeitura. Mesmo com a suspensão da transferência, o parque fica fechado nesta terça. 

Para a prefeitura, a contaminação da água ocorreu por ação de fatores externos, mas que não foram totalmente esclarecidos.

“Depois da retirada das carpas, os lagos serão totalmente drenados e limpos”, informa, em nota.

O parque reabre nesta quarta-feira (26), em horário normal, mas com áreas interditadas.

Atualizada às 11h43 para acréscimo de informações

Sair da versão mobile