Árvores de Maringá formam ‘túneis’ e encantam; VEJA FOTOS


Por Nailena Faian

Conhecida por ser uma cidade verde, Maringá tem 120 mil árvores. Elas estão por toda a parte e são de diversas espécies. Algumas delas, bem antigas, chegam a formar “túneis” que encantam moradores e visitantes.

São várias avenidas e ruas da cidade que ficam encobertas pelas árvores, formando essa “cobertura vegetal” que impressiona. Na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, na Zona 7, por exemplo, a copa das seringueiras, plantadas nos dois lados da pista, se unem e parecem uma só. Já na Avenida Rio Branco, outro túnel de árvores garante sombra e beleza de sobra.

O engenheiro florestal da Secretaria de Serviços Públicos (Semusp), Ciro Braga Farhat, explica que as espécies mais propensas a formar os “túneis” são as sibipirunas, seringueiras e o alecrim.

“São as árvores de grande porte, mais antigas e sem muita poda que formam isso. Temos alguns na cidade, mas, não são tão comuns porque é preciso ter árvores antigas dos dois lados da pista.”

O engenheiro florestal ressalta que, na hora de plantar uma árvore na cidade, eles analisam o espaço que a planta tem para se desenvolver e assim é escolhida a espécie.

“Essas que formam o túnel são árvores grandes, que precisam de bastante espaço para crescer e assim proporcionar sombra e beleza para a população”, finaliza.

Crédito das imagens: Suely Sanches e Maringá em Fotos.

Sair da versão mobile