Avança o processo de desapropriação do Cine Teatro Plaza


Por Carina Bernardino/CBN Maringá

O processo de desapropriação de um imóvel é muito comum quando não há um acordo com o proprietário do bem desapropriado quanto ao preço da avaliação feita pelo Executivo. Em Maringá o caso mais recente em andamento é o do Cine Teatro Plaza.

É que hoje, quase 70% do prédio pertence à iniciativa privada. O Executivo tem interesse em comprar o imóvel todo pelo valor de R$ 6 milhões, mas os donos querem o dobro: R$ 12 milhões.

Sem consenso, em agosto a Prefeitura de Maringá entrou na Justiça para pedir a desapropriação do prédio. Ainda em setembro deve ocorrer uma avaliação prévia do bem.

Enquanto a aquisição total do imóvel é discutida na Justiça, a prefeitura dá continuidade a projetos de reforma do Cine Teatro Plaza, que deve se tornar um centro cultural. Também não está descartado que o espaço abrigue a sede da Secretaria Municipal de Cultura, que atualmente funciona no Teatro Callil Haddad.

Além disso, o Cine Teatro Plaza faz parte do Eixo Monumental de Maringá, cuja licitação do projeto de revitalização está em andamento.

O prédio começou a funcionar em 1960, mas a inauguração oficial ocorreu em 1972. Já a interdição do imóvel aconteceu em 2006, por questões de segurança. Em 2017, a parte do prédio que pertence ao município, foi declarada de utilidade pública.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Sair da versão mobile