Confira o que abre e o que fecha durante o feriado de Carnaval


Por Monique Manganaro

O feriado prolongado de Carnaval vai alterar o horário de funcionamento do comércio, shoppings e serviços públicos de Maringá. Confira agora o que abre e o que fecha durante os próximos dias na cidade: 

As agências bancárias, como de costume, não funcionarão durante o feriado de Carnaval. Na segunda e na terça-feira (4 e 5), os bancos ficam fechados e na quarta-feira (6), o expediente começa a partir das 12h.

As lojas do comércio de Maringá funcionam das 8h às 18h neste sábado (2). Na segunda, o atendimento também é normal e ficam fechadas apenas na terça-feira. Na quarta, o comércio reabre às 12h. 

A Agência do Trabalhador não funciona durante o feriado prolongado. O atendimento retorna na quarta-feira, a partir das 13h. 

Os shoppings (Maringá Park, Avenida Center, Catuaí, Cidade Maringá e Lar Center Mandacaru Boulevard) funcionam em horário normal de sábado à segunda-feira. Na terça-feira, as lojas ficam fechadas e apenas as praças de alimentação têm atendimento ao público. Na quarta, os locais reabrem às 14h.

As principais redes de supermercados da cidade trabalham normalmente durante os dias de Carnaval. Todas as lojas funcionam com os horários próprios, regulares, nos cinco dias, inclusive no domingo e na terça-feira de Carnaval. Na quarta, o horário de atendimento ao público também não sofre alterações.

A Prefeitura de Maringá terá expediente diferenciado no Carnaval. Nos dias 4 e 5, foi estabelecido ponto facultativo conforme decreto 288/2019. O atendimento retorna no dia 6 de março a partir das 13h. 

Paço Municipal

O Paço Municipal estará fechado nos dias 4 e 5 de março. O expediente volta ao normal a partir do dia 6 de março, às 13h.

Mobilidade Urbana e Segurança

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) segue o horário de funcionamento do Paço Municipal. Agentes de trânsito estarão de plantão pelo telefone (44) 3221-8518, assim como a Guarda Municipal, pelo telefone 153 e a Defesa Civil (44) 9 9103-8319.

Serviços Públicos

A sede da Secretaria de Serviços Públicos (Semusp) acompanha o expediente da prefeitura. Servidores da manutenção, iluminação pública e arborização estarão de plantão para atendimentos de emergência. A coleta de lixo convencional e seletiva funciona normalmente.

Saúde

Hospital Municipal e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA′s) estarão de plantão. Unidades Básicas de Saúde e a sede da Secretaria de Saúde acompanham o funcionamento do Paço Municipal. O Samu permanece com o atendimento de emergência 24 horas (telefone 192).

Educação, Assistência Social e Semulher

Escolas e centros municipais de educação infantil estarão fechados no feriado de acordo com o calendário escolar. As secretarias de Educação, Centro de Referência da Criança e do Adolescente (Ceas), Esportes e Lazer, Mulher, Cultura e da Assistência Social e Cidadania seguirão o horário do Paço Municipal. O Serviço de Atendimento aos moradores de rua atenderá normalmente pelo telefone (44) 9 9103-5661. Os Conselhos Tutelares Zona Norte (44) 3901-1966/ 9 9102-5875 e Zona Sul (44) 3901-2276/ 9 9119-0071 funcionarão todos os dias.

Parques

Parque do Ingá e Parque Alfredo Nyffeler estarão abertos para visitação normalmente. O Parque do Japão permanece aberto durante o feriado, fechando na quarta, retornando na quinta, a partir das 12h.

Feiras Livres

As feiras livres ocorrem normalmente nos próximos dias.

Restaurante Popular

O Restaurante Popular fecha na segunda e terça, com o retorno normalmente na quarta, das 11h às 14h.

Bibliotecas

Seguem o horário do Paço Municipal.

Sair da versão mobile